Domingo | 4 de junho, 2023

Espalhadas ao longo da costa ocidental da Grécia Central e ao sul do Peloponeso, o grupo das Ilhas Jônicas compreendem ilhas grandes e pequenas. Lefkada é a primeira que iremos conhecer.


Dolce Vita, a editoria mais doce do portal @alotatuape, continua sua viagem pelos mares do planeta. Agora deixamos as lembranças do Caribe (veja aqui) para nos encontrarmos com o mar Jônico – um braço do mar Mediterrâneo ao sul do mar Adriático, limitado a oeste pela Itália meridional, incluindo a Calábria e a Sicília; e a leste pelo sul da Albânia e pelo noroeste da Grécia, em especial as ilhas Jônicas. Geograficamente, o mar Jônico separa a península italiana e a Sicília a oeste da Albânia e da Grécia a leste (veja a área mais escura no mapa Google). Ele se liga ao mar Tirreno pelo estreito de Messina e ao mar Adriático pelo canal de Otranto. Seu nome foi dado às ilhas jônicas, arquipélago ao largo da Albânia do Sul e da Grécia que engloba o golfo de Tarento na Itália do Sul.

 

Mapa: Google Maps

 

Ilhas do mar Jônico

A beleza do mar, a gastronomia e o clima envolvente, assim como a cultura, norteiam esta viagem e os sonhos de muitos viajantes que ainda esperam realizar um longo passeio pelas famosas ilhas gregas. Por esse motivo vamos conhecê-las lentamente, começando por Lefkada – uma das oito ilhas que iremos explorar ao longo desta viagem, com surpresas agradáveis – como as receitas da culinária grega (veja aqui) – e aquela vontade de ficar o máximo possível.

 

Mapa, Ilhas Jônicas, Grécia. Imagem: ©GNTO

 

Ilha Lefkada

Lefkada é cercada por um total de 24 ilhotas – a Skorpios de Aristóteles Onassis é uma delas. Ela se conecta a costa oposta da Grécia Central por meio de uma ponte suspensa flutuante com 50 m de comprimento, oferecendo fácil acesso para visitantes de toda a Grécia. Em Lefkada você encontrará pontos turísticos notáveis, igrejas e mosteiros, aldeias pitorescas, vegetação exuberante, enseadas idílicas de águas transparentes e azul-turquesa, praias movimentadas e isoladas de beleza estonteante, uma herança cultural significativa e habitantes hospitaleiros.

 

Lefkada, ©GNTO / G. Filippini

 

Moinhos de vento

Lefkada é a capital e cidade portuária da ilha. O urbanismo é muito particular e assemelha-se a uma “espinha dorsal de peixe”. Há ruelas pitorescas, pracinhas, casas tradicionais, elaborados campanários (torres de igrejas com sinos) e calçadões que caracterizam o lugar. A cidade é cercada por um canal e uma lagoa, enquanto, mais ao norte, fica Gyra, uma estreita faixa de areia formando um círculo, pontilhada de moinhos de vento e pouca vegetação.

 

Cabo Lefkatas ou Cabo Doukato é um lugar imperdível na ponta sudoeste da ilha de Lefkada. Foto: Lefkada, GNTO / G. Filippini

 

Cinema

Como escreveu Ângela Christopoulou, “as ilhas gregas foram muitas vezes escolhidas como locais de filmagem. Suas águas azul e turquesa e a luz do sol brilharam em vários filmes de grande sucesso.” Ela nos recorda o musical de Hollywood ‘Mamma Mia! O filme’ (2008); ‘Le Grand Bleu’ de Luc Besson (1988) ou ‘Fedora’ (1978) de Billy Wilder. “No oeste grego, as ilhas jônicas também tiveram sua parcela de fama cinematográfica. A Ilha de Kefalonia, em particular a área de Sami, foi o local de filmagem de ‘Bandolim do Capitão Corelli’ (2001). A cosmopolita Ilha de Corfu também viu celebridades como o agente secreto James Bond no filme de 1981 ‘For Your Eyes Only’. A maior ilha da Grécia, Creta, é onde ‘Zorba, o Grego’ (1964) foi filmado. Entre os locais de filmagem estão o belo porto veneziano na cidade de Chania, a vila de Stavros (onde a cena de dança de Zorba foi filmada) e a Península de Akrotiri”, descreve Christopoulou.


Referências mar Jônico / Wikipedia.
Vittorio, Barale (2008). Barale, Vittorio; Gade, Martin, eds. The European Marginal and Enclosed Seas: An Overview. Remote Sensing of the European Seas (em inglês). Berlim: Springer. pp. 3–22. ISBN 9781402067723. LCCN 2007942178


Destaque – Ilha Lefkada, Grécia – mar Jônico. Foto: © GNTO