Segunda-feira | 13 de agosto, 2023
Vamos conhecer a mitológica ilha que abrigou a fiel Penélope em sua espera pelo guerreiro que ajudou a vencer os poderosos troianos. A ele se atribui a estratégia do Cavalo de Troia.
Milhares de anos se passaram e lá está ela, a Ilha de Ítaca, localizada no Mar Jônico, Grécia. Segundo a Odisseia de Homero, Ítaca foi a ilha natal de Odisseu ou Ulisses em latim e seu reinado decorreu no século XII a.C., quando os gregos foram a Troia; ele mesmo é uma figura à parte na narrativa da Guerra de Troia. A guerra durou 10 anos, mas Odisseu levou outros dez para regressar à sua ilha natal, após inúmeras aventuras pelo mar Mediterrâneo.
‘A casa de Odisseu’
Mundialmente famosa como a casa de Ulisses, Ítaca simboliza o retorno ao paraíso, a descoberta e a realização. Hoje é uma ilha tranquila para ser descoberta, sendo por isso um local ideal para atividades alternativas e umas férias à altura dos mais exigentes entre nós. Com os seus 27 quilômetros de extensão e 6,5 quilômetros de superfície montanhosa, não faltam percursos em uma sequência de azul e verde ao longo da costa e por entre oliveiras, ciprestes, pinheiros, carvalhos, medronheiros e alfarrobeiras nas colinas.
Atividades
Explorar a ilha a pé, percorrendo trilhas históricas antigas e encantadoras ou relaxando em uma praia de águas cristalinas e o mar convidando ao mergulho, Ítaca é um dos destinos mais deslumbrantes das Ilhas Jônicas. Um dos passeios empolgantes é a Caverna da Ninfa, onde Odisseu escondeu os presentes trazidos de sua longa viagem. A gastronomia é um dos pontos fortes e merece o paladar dos viajantes.
Aldeias
Com sua arquitetura peculiar, Vathy é a capital, abriga o Museu Arqueológico, o Museu Marítimo e Folclórico. No centro da baía a pequena ilha de Lazarétto, ja teve um antigo sanatório e prisão. Construída na orla da floresta Afentikós Lógos, Perahori é o ponto de partida perfeito para caminhadas por ruínas medievais nos carvalhos. Stavrós está situada ao norte da ilha, onde existe outro Museu Arqueológico, conhecido pela máscara de barro do século I dC, onde se lê: “ΕΥΧΗΝ ΟΔΥΣΣΕΙ” (= “um desejo de Odisseu” em grego antigo).
Mitologia
Quando Odisseu partiu para Troia, sua esposa, Penélope, foi deixada sozinha para excitando o apetite dos homens por uma linda rainha. Em pouco tempo, o palácio estava cheio de pretendentes odiosos que flertavam com a rainha persistentemente. Em Ítaca ela o esperou, apesar dos inúmeros pretendentes, que saqueavam seu palácio e a desrespeitavam. Ao regressar, disfarçado como mendigo, Ulisseis verificou se Penélope lhe era fiel e, em seguida, matou os pretendentes à sua sucessão que a perseguiam. Com isso, iniciou-se para ele uma batalha contra as famílias dos homens mortos, mas a paz foi restaurada por Atena.