Domingo, 14 de agosto de 2016, às 05h46
É comum as pessoas relacionarem a massagem ao relaxamento ou à estética. O que muita gente não sabe, são os benefícios da massagem como tratamento terapêutico preventivo, para aprimorar a saúde corporal e mental.
Por Monica Abdalla*
Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, tradicionais e contemporâneos, praticados por profissionais qualificados, para manter a saúde das pessoas, aliviar tensões e reduzir o nível de estresse, má postura no trabalho, o sedentarismo, causadores por excelência do mal-estar do corpo.
O sobrepeso também é outro vilão que acarreta outros problemas como as dores na lombar, joelho e região cervical. “Para todos esses casos a massoterapia proporciona um alívio e bem-estar quase imediato.
A massoterapia também irá proporcionar a redução da tensão muscular, melhorando a circulação e a elasticidade dos tecidos. A técnica solta as regiões endurecidas (tencionadas) do corpo, aumentando a mobilidade e a amplitude de movimento das articulações.
Existem vários tipos de massagem tais como: drenagem linfática, massagem relaxante, massagem modeladora dentre outras, porém, vale ressaltar que cada paciente é um caso, portanto, o massoterapeuta responsável deverá fazer uma anamnese individual com cada paciente para avaliar suas necessidades e a massagem que melhor se encaixa com seu perfil.
É importante frisar que a massagem é um tratamento para aliviar a dor, porém, em casos de dores crônicas e de reabilitação, o massoterapeuta deverá encaminhar o paciente a um profissional fisioterapeuta que consequentemente irá encaminhá-lo ao médico, caso também não esteja apto a resolver o problema.
Lembrando que todos os profissionais citados podem trabalhar em conjunto, para melhor atender as necessidades de seu paciente.
*Monica Abdalla é formada em Massoterapia pelo Senac Tatuapé e Jornalismo pela FMU
Leia mais sobre
BOA FORMA
Leia as últimas publicações