Domingo | 20 de novembro, 2022

Vai começar a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022, uma das mais polêmicas e a primeira no Oriente Médio, onde é proibido beber em público.


A FIFA preparou uma cerimônia de abertura com duração aproximada de 30 minutos, que irá acontecer no Estádio Al Bayt, onde os organizadores convidam a todos para assistirem ao Mundial de futebol que pela primeira vez será realizado no Oriente Médio e no mundo árabe, em que todas as seis confederações mundiais estarão representadas – fato também inédito. Por outro lado, está será a última Copa do Mundo com 32 seleções divididas em oito grupos com quatro times cada. A partir de 2026, a competição irá reunir 48 equipes, separadas em 16 chaves com três times em cada grupo.

Show

Conforme a FIFA divulgou hoje, “o show de 30 minutos será cheio de surpresas”. A atração principal será a performance do pop star sul-coreano Jungkook do grupo musical BTS, cantando Dreamers – o single da trilha sonora oficial da Copa do Mundo da FIFA. Outra atração que deve se apresentar durante a abertura é o cantor catariano Fahad Al-Kubaisi.

Abertura

No Brasil a cerimônia de abertura está prevista para começar às 12h e a partida entre Catar e Equador às 13h. Desde 1930, o Mundial foi realizado entre os meses de maio e julho, mas pela primeira vez agora será em novembro. O motivo são as altas temperaturas daquele período no país sede; nesta época se espera temperaturas mais amenas.

 

Imagem: Perspectiva artística do Estádio Al Bayt – Out 2018 / FIFA / Reprodução / Facebook

 

Polêmicas

A 22ª edição da Copa do Mundo do esporte mais popular do planeta também guarda polêmicas. Uma delas é que não serão permitidas bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos ou mesmo em locais públicos, onde são proibidas. Outras preocupações envolvem os costumes locais quanto às mulheres e ao público LGBTQI+.


Destaque – Foto: FIFA / Dviulgação