As gigantes asiáticas vêm se consolidando ainda mais com o crescimento recorde da Shopee e o Aliexpress ultrapassando a Shein no setor de importados. O trio já detém 15,4% do e-commerce brasileiro e continuam batendo recordes. Esse é o resultado apontado pelo relatório referente a Junho de 2024, realizado e entregue em Julho de 2024 pela Conversion.


Criada em Singapura, a Shopee já domina 9,2% do market share brasileiro, perdendo apenas para o Mercado Livre, com 14,5%. A empresa singapurense ultrapassou os 230 milhões de acessos somente no último mês, considerando visitas ao app Android e web. É o quarto mês de crescimento dentro do comparativo mês a mês e não há sinal de desaceleração.

Enquanto isso, o Mercado Livre manteve a liderança, com mais de 363 milhões de acessos em junho. Porém, isso representa um crescimento de apenas 0,026% na comparação com o mês anterior, apontou o Relatório Setores E-commerce no Brasil.

Nova liderança

Seguindo a linha de crescimento dentro dos e-commerces asiáticos, a chinesa Aliexpress – que alcançou 11,9% de crescimento na comparação mensal – assumiu a liderança dentro do setor de importados, ultrapassando a compatriota Shein. O número de acessos web, com mais de 61 milhões contra 23 milhões da Shein, foi o principal fator para a evolução no ranking.

“Dito isso, 40,1% do tráfego mensal do setor ainda está centralizado nos apps, totalizando quase 75 milhões de acessos. E quando o assunto são os aplicativos, a Shein ainda é soberana, dominando dois terços de todos os acessos de aplicativos dentro do setor,” pontuou o estudo.

78% dos acessos a e-commerce são feitos pelo celular

Se dentro do setor de importados, os aplicativos têm dominado os acessos, quando olhamos para o cenário geral, o acesso mobile é líder, com 55,7% da participação das visitas. Os apps ficam praticamente empatados com os acessos via desktop, em 22,2% e 22,1% respectivamente.

“É importante ressaltar que os acessos de aplicativo contabilizam apenas aqueles feitos em dispositivos com o sistema operacional Android,” ressalta a agência.

“Esses números trazem um insight interessante: os mecanismos de busca são cada vez mais essenciais para os e-commerces, uma vez que 25,8% das visitas aos sites são provenientes de buscas orgânicas e 17,9% representam buscas pagas. Os acessos web foram o que fizeram o Aliexpress ultrapassar a Shein e podem ser o diferencial para qualquer negócio que saiba se posicionar dentro dos buscadores,” resume o relatório.

Ainda de acordo com o levantamento mensal, o líder em participações ainda é o tráfego direto, que ocorre quando é digitado o endereço da loja diretamente no navegador. Ele representa 46,5% das visitas.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 27 de julho, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Relatório divulgado no final de outubro traz as movimentações de setembro no e-commerce

De acordo com o relatório de setembro da Conversion – divulgado no final do mês de outubro –, o iFood ultrapassou a Aliexpress e assumiu a 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil. Mas as informações não param por aí. Setembro trouxe diversas...

E-commerce: agosto fecha com queda de 5,8%, aponta relatório

Com o resultado, obtido em relação ao mês anterior, o 8º mês ainda é um dos melhores do ano. Agosto foi um mês desafiador para a maioria dos setores do e-commerce brasileiro. Mas apesar da retração é o 5º melhor mês do ano para o setor. A apuração foi...

Itens para casa apresentam crescimento no primeiro semestre, registra pesquisa

Apesar da alta inflacionária, o faturamento desses artigos cresceu 6,4%, apontam setores especializados. A produção nacional de artigos para casa registrou um crescimento de 5,3% no primeiro semestre de 2024, segundo dados do IEMI – Inteligência de...

Aliexpress ultrapassa Shein e assume a liderança no setor de importados brasileiro, aponta relatório

As gigantes asiáticas vêm se consolidando ainda mais com o crescimento recorde da Shopee e o Aliexpress ultrapassando a Shein no setor de importados. O trio já detém 15,4% do e-commerce brasileiro e continuam batendo recordes. Esse é o resultado apontado...

Shopee é o segundo maior e-commerce do Brasil ultrapassando a Amazon, saiba por quê

Empresa asiática supera pela primeira vez a Amazon e sobe no ranking dos marketplaces. Os 201 milhões de visitas registrados no mês de maio pela Shopee, com aumento de 10,8% em relação ao mês de abril, surpreendeu e colocou o marketplace agora em...

Qual a diferença entre Phydigital e Omnichanel? Aprenda e conheça 3 dicas

Atrativos como entrega das compras feitas na web ou a praticidade das possibilidades de trocas de produtos, como roupas ou calçados, geralmente precisam merecer atenção especial dos vendedores. Saiba a importância e o que significa o phydigital. Segundo a...

Dia do Frete Grátis agita o e-commerce: é 28 de abril – aproveite

Criado pelos empreendedores americanos Luke e Maisie Knowles, a data alavanca as vendas em um mês com poucos atrativos que precede uma das datas mais esperadas do ano. O Dia do Frete Grátis acontece no Brasil no dia 28 de abril este ano. Segundo pesquisa...

Após bons desempenhos, e-commerce registra primeira queda de tráfego em 2024

A avaliação foi divulgada pela Conversion, agência de SEO que mensalmente apura os resultados do e-commerce no país. Apesar da queda, perspectivas para os próximos meses apontam para uma possível retomada, com o Mês do Consumidor e Dia das Mães. Depois dos...