As gigantes asiáticas vêm se consolidando ainda mais com o crescimento recorde da Shopee e o Aliexpress ultrapassando a Shein no setor de importados. O trio já detém 15,4% do e-commerce brasileiro e continuam batendo recordes. Esse é o resultado apontado pelo relatório referente a Junho de 2024, realizado e entregue em Julho de 2024 pela Conversion.
Criada em Singapura, a Shopee já domina 9,2% do market share brasileiro, perdendo apenas para o Mercado Livre, com 14,5%. A empresa singapurense ultrapassou os 230 milhões de acessos somente no último mês, considerando visitas ao app Android e web. É o quarto mês de crescimento dentro do comparativo mês a mês e não há sinal de desaceleração.
Enquanto isso, o Mercado Livre manteve a liderança, com mais de 363 milhões de acessos em junho. Porém, isso representa um crescimento de apenas 0,026% na comparação com o mês anterior, apontou o Relatório Setores E-commerce no Brasil.
Nova liderança
Seguindo a linha de crescimento dentro dos e-commerces asiáticos, a chinesa Aliexpress – que alcançou 11,9% de crescimento na comparação mensal – assumiu a liderança dentro do setor de importados, ultrapassando a compatriota Shein. O número de acessos web, com mais de 61 milhões contra 23 milhões da Shein, foi o principal fator para a evolução no ranking.
“Dito isso, 40,1% do tráfego mensal do setor ainda está centralizado nos apps, totalizando quase 75 milhões de acessos. E quando o assunto são os aplicativos, a Shein ainda é soberana, dominando dois terços de todos os acessos de aplicativos dentro do setor,” pontuou o estudo.
78% dos acessos a e-commerce são feitos pelo celular
Se dentro do setor de importados, os aplicativos têm dominado os acessos, quando olhamos para o cenário geral, o acesso mobile é líder, com 55,7% da participação das visitas. Os apps ficam praticamente empatados com os acessos via desktop, em 22,2% e 22,1% respectivamente.
“É importante ressaltar que os acessos de aplicativo contabilizam apenas aqueles feitos em dispositivos com o sistema operacional Android,” ressalta a agência.
“Esses números trazem um insight interessante: os mecanismos de busca são cada vez mais essenciais para os e-commerces, uma vez que 25,8% das visitas aos sites são provenientes de buscas orgânicas e 17,9% representam buscas pagas. Os acessos web foram o que fizeram o Aliexpress ultrapassar a Shein e podem ser o diferencial para qualquer negócio que saiba se posicionar dentro dos buscadores,” resume o relatório.
Ainda de acordo com o levantamento mensal, o líder em participações ainda é o tráfego direto, que ocorre quando é digitado o endereço da loja diretamente no navegador. Ele representa 46,5% das visitas.
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Sábado | 27 de julho, 2024