O Relatório Setores do E-commerce da Conversion, divulgado no dia 26 de junho, mostra que a Temu alcançou mais acessos que Shein e Aliexpress juntos.
Em maio, a Temu ultrapassou o Mercado Livre em acessos via web no Brasil. É a primeira vez que o Mercado Livre foi ultrapassado, sendo líder do ranking dos e-commerces no Brasil desde o começo da medição.
Por outro lado, somando acessos via site e app, o Mercado Livre permanece na frente, com 50 milhões de visitas de diferença.
Outro dado que comprova o sucesso da Temu é o de que a marca chinesa já tem mais acessos do que Shein e Aliexpress juntos (303 milhões da Temu contra 153,8 milhões das concorrentes somadas).
Por que isso importa
O crescimento da Temu segue impulsionando o setor de importados, que foi o único a atingir o maior número de visitas dos últimos 12 meses, demonstrando um crescimento consistente.
Com um ano de operação no Brasil, a Temu já desbancou todas as concorrentes asiáticas e segue buscando a liderança do ranking, que é do Mercado Livre. Apesar disso, o grande desafio da Temu será a manutenção da sua posição — o que a Shopee, principal e-commerce asiático no Brasil, já se provou capaz de fazer.
E-commerce recupera-se em maio
O e-commerce brasileiro demonstrou sinais de recuperação em maio de 2025, com a maioria dos setores apresentando crescimento mensal. Um dos principais destaques do período foi a mudança na liderança dos acessos web, vencida pela Temu perante o Mercado Livre, alcançando aproximadamente 250 milhões de acessos.
Em um cenário de recuperação para o e-commerce brasileiro, 14 dos 18 setores avaliados apresentaram crescimento em relação ao mês anterior.
Cinco setores específicos — Eletrônicos & Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Farmácia & Saúde, Pet e Casa & Móveis — apresentaram crescimento nos acessos por aplicativos e queda nos acessos web na comparação anual. Contudo, o volume de acessos via aplicativo não foi suficiente para compensar as perdas registradas nos acessos web, resultando em um saldo negativo para esses setores.
Destaque – Imagem: aloart / Getty Images