Até o final do século 19, a cidade de São Paulo ainda apresentava traços coloniais, tanto na arquitetura como no traçado urbano. A introdução da cafeicultura em terras paulistas e a chegada de milhares de imigrantes na cidade foram decisivas para alterar esse panorama.

Fundação Energia e Saneamento | Fotos acervo FES


São diversas as iniciativas que marcam as mudanças da São Paulo de 1890, que possuía 65 mil habitantes; para a de 1940, com 1,3 milhão de pessoas. Em menos de um século, a cidade passou a receber diversos investimentos em infraestrutura e foi testemunha da inauguração de uma estrada de ferro e linhas de bonde, da implantação de iluminação pública, de obras de pavimentação, além da efetivação de um plano de abastecimento de água e disposição de esgotos, com a construção de represas, reservatórios e estações elevatórias, entre outras ações.

Com um importante acervo que registra essas mudanças, a Fundação Energia e Saneamento lançou há dois anos, o livro de fotografias “Transformações Urbanas: São Paulo 1893 − 1940”. A obra, que celebrou os 15 anos da instituição, traz textos de especialistas, 179 fotos históricas e propõe um passeio por uma São Paulo antiga, evidenciando como as obras de infraestrutura foram decisivas para a sua transformação.

Veja aqui algumas dessas imagens, de Guilherme Gaensly, Pierre Doumet e Hugo Zanella. O livro traz ainda fotos inéditas de Raul de Almeida Prado.

 


Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Conhecida como “Usina”, a Estação Elevatória de Esgotos da Ponte Pequena era responsável por levar os esgotos do Brás e da Mooca ao rio Tietê. Durante a década de 1890, a rede de esgotos da cidade começou a ser estendida para todas as áreas povoadas. Foto de 1901. Acervo Memória Sabesp.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

O antigo Viaduto do Chá em 1910; à direita, o Teatro São José, demolido em meados da década de 1920 para a construção do prédio Alexander Mackenzie; ao fundo, à direita, o Grande Hotel Rotisserie Sportsman, um dos primeiros hotéis de luxo da cidade que deu lugar ao edifício que hoje abriga a Prefeitura de São Paulo; e à esquerda do viaduto, o Automóvel Clube, demolido.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Fachada do Jockey Club de São Paulo, na Rua Bresser, na Mooca, após ser atingido por bombardeios durante a Revolução de 1924. Fundado em 1875, o Jockey foi o ponto de decolagem do primeiro vôo sem escalas entre São Paulo e Rio de Janeiro, realizado pelo comandante Edu Chaves em 6 de julho de 1914. Em 1941, o clube mudou−se para o bairro de Cidade Jardim.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Rio Pinheiros em sua configuração natural, antes de ser retificado por conta das intervenções realizadas pelo Projeto da Serra, empreendimento da Light da década de 1920. O projeto integrou grandes obras com o objetivo de captar água para gerar energia na Usina Henry Borden, em Cubatão (SP).

Esta imagem de 1900 revela o Largo de São Bento com a antiga capela do mosteiro, ainda em estilo colonial – mais tarde, a igreja seria reformada em estilo gótico. Na imagem vê-se poste de iluminação a gás e passageiros à espera do bonde elétrico. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento


Publicação:
Domingo | 16 de julho, 2015

Atualização:
Quinta-feira | 17 de julho, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Canal 1 de Santos – o marco inicial do projeto de Saturnino de Brito

Apesar de estar em uso até a atualidade, o objetivo principal dos canais criados por Brito foi deturpado ao longo do tempo e o que presenciamos, muitas vezes, é um verdadeiro esgoto a céu aberto. Isso ao lado de uma das principais avenidas da cidade, a...

Metrô de SP completa 50 anos neste sábado

Quando no dia 14 de setembro de 1974 o primeiro trem iniciou sua viagem, parte da cidade ficou aliviada com o final das obras que apesar dos transtornos foram providenciais. Hoje é quase impossível imaginar a cidade sem esse transporte. O Governo de São...

História de SP: visite a exposição “Tipografia Paulistana” na Cidade Universitária, dados também on-line

A BBM-USP inaugurou no dia 8 de agosto, uma interessante exposição sobre a tipografia paulistana. Mostra apresenta uma seleção de artefatos gráficos representativos do processo de impressão com tipos móveis nos séculos 19 e 20. A Biblioteca Brasiliana...

As transformações urbanas da cidade de São Paulo

Até o final do século 19, a cidade de São Paulo ainda apresentava traços coloniais, tanto na arquitetura como no traçado urbano. A introdução da cafeicultura em terras paulistas e a chegada de milhares de imigrantes na cidade foram decisivas para alterar...

Revolução Constitucionalista de 1932: leia a reportagem especial

Clique na imagem para visualizar e selecionar todas as matérias ou selecione sua preferência no slider abaixo.

Memória de São Paulo: Praça do Patriarca, áureos tempos – conheça

Homenageando o Patriarca da Independência do Brasil, foi palco de arrecadações dos paulistas durante a Revolução de 1932, concentração de políticos e passou por remodelações. Tal como outras áreas do ‘Centro Velho’ está em processo de degradação,...

A cafeicultura paulista desde o século XVIII – FES SP

Em menos de um mês, comemora-se o Dia Internacional do Café. Produto de origem lendária, o café é originário da Etiópia, mas sua propagação deveu-se aos árabes e foi somente no século XVI que os persas, ao torrarem os grãos, transformaram-no na bebida que...

Usina de Rasgão: lembranças familiares da Light e imigração italiana a São Paulo

Determinado a visitar o local de trabalho do bisavô, o bisneto de imigrante italiano e ex-funcionário da Light quer reviver a memória do parente querido. A imigração italiana ao Brasil está prestes a comemorar 150 anos e para muitas famílias essa data é...