O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura registrou ventos com velocidade de até 64,3 km/h. A previsão para esta quinta é de ventos de 50 km/h.
A aproximação de uma frente fria prevista para esta madrugada, que vai derrubar as temperaturas nos próximos dias, já está gerando aumento de nuvens e fortes rajadas de vento na capital e região metropolitana, o que pode causar uma série de transtornos à população, como queda de árvores.
Além de fortes ventos, a entrada de uma forte massa de ar polar vai derrubar a temperatura a partir da madrugada de quinta-feira (29). Há expectativa de um novo recorde de temperatura mínima entre a madrugada e o amanhecer da sexta-feira (30), que pode chegar a 8ºC.
Com a previsão de frio intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo retoma a partir desta quinta-feira (29) a Operação Baixas Temperaturas (OBT), acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos. Uma das ações da OBT é a montagem de dez tendas em todas as regiões da cidade, que funcionam das 18h à 0h, onde são distribuídos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água.
Atendimento a vulneráveis
Haverá ambulâncias e equipe médica para agilizar o atendimento quando necessário. Além disso, são fornecidos cobertores para aqueles que não aceitarem seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial.
Para garantir atendimento aos mais vulneráveis, equipes de abordagem ativa vão percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade, que terão reforço de 888 vagas extras.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), dez tendas serão montadas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade.
Acolhimento
Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre o perfil dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.
A população, por meio da central 156 (ligação gratuita), pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.
Endereços das tendas
:: Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
:: Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
:: Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
:: Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
:: Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).
Destaque – Foto: Prefeitura de SP / SECOM / arquivo