A madrugada de domingo foi de frio intenso com temperatura méia de 12ºC. A previsão para os próximos dias é de temperaturas baixas.
Os termômetros registraram queda de temperatura principalmente na zona sul da cidade, durante a madrugada deste domingo (15). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o tempo segue sem mudanças significativas.
A Defesa Civil Municipal mantém toda a capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo (8).
Operação Baixas Temperaturas
A Operação Baixas Temperaturas (OBT) no município é acionada quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C. As tendas funcionam das 18h à 0h. Nesses locais são oferecidos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores.
Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atuam nas tendas, oferecendo acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura. Considerada a maior da América Latina, possui mais de 26 mil vagas.
Tendência para os próximos dias
A sensação era de frio no início da manhã de hoje, quando os termômetros marcavam 11ºC. Os próximos dias seguem com temperaturas baixas nas madrugadas e em gradativa elevação durante as tardes. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 22°C.
A propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano aumenta a nebulosidade e pode causar chuviscos e garoa, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite.
Na segunda-feira (16) o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 12°C, entretanto as máximas podem chegar aos 23°C. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.
Baixas temperaturas: saiba como ajudar pessoas em situação de rua
As pessoas podem solicitar ajuda pela Central 156, através da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:
:: Endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
:: Citar pontos de referência;
:: Características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.
As pessoas em situação de rua também podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente. Caso o local procurado já tenha a sua ocupação total preenchida, os profissionais que atuam nos serviços deverão prestar o primeiro atendimento, protegendo-os do frio enquanto articulam uma vaga na rede de acolhimento do município.
É importante lembrar que, para obter vaga em Centros de Acolhida, basta que a pessoa em situação de rua aceite o acolhimento oferecido pela Prefeitura.
Destaque – Foto: Prefeitura SP / Divulgação / +aloart