A madrugada de domingo foi de frio intenso com temperatura méia de 12ºC. A previsão para os próximos dias é de temperaturas baixas.


Os termômetros registraram queda de temperatura principalmente na zona sul da cidade, durante a madrugada deste domingo (15). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o tempo segue sem mudanças significativas.

A Defesa Civil Municipal mantém toda a capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde o último domingo (8).

Operação Baixas Temperaturas

A Operação Baixas Temperaturas (OBT) no município é acionada quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C. As tendas funcionam das 18h à 0h. Nesses locais são oferecidos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores.

Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atuam nas tendas, oferecendo acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura. Considerada a maior da América Latina, possui mais de 26 mil vagas.

Tendência para os próximos dias

A sensação era de frio no início da manhã de hoje, quando os termômetros marcavam 11ºC. Os próximos dias seguem com temperaturas baixas nas madrugadas e em gradativa elevação durante as tardes. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 22°C.

A propagação de uma frente fria de fraca atividade pelo oceano aumenta a nebulosidade e pode causar chuviscos e garoa, principalmente entre o final da tarde e o decorrer da noite.

Na segunda-feira (16) o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 12°C, entretanto as máximas podem chegar aos 23°C. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

 

Foto: Prefeitura SP / Divulgação

 

Baixas temperaturas: saiba como ajudar pessoas em situação de rua

As pessoas podem solicitar ajuda pela Central 156, através da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:
:: Endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
:: Citar pontos de referência;
:: Características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

As pessoas em situação de rua também podem procurar os serviços de acolhimento espontaneamente. Caso o local procurado já tenha a sua ocupação total preenchida, os profissionais que atuam nos serviços deverão prestar o primeiro atendimento, protegendo-os do frio enquanto articulam uma vaga na rede de acolhimento do município.

É importante lembrar que, para obter vaga em Centros de Acolhida, basta que a pessoa em situação de rua aceite o acolhimento oferecido pela Prefeitura.


Destaque – Foto: Prefeitura SP / Divulgação / +aloart


Leia outras matérias desta editoria

Ministério Público responde sobre cobranças indevidas nas contas de luz da Enel SP

A Enel SP alega que são legais as cobranças que emite aos seus clientes, que para a concessionária são traduzidas em ‘unidades consumidoras’. Mesmo totalmente fora de padrão, a companhia multinacional vem prorrogando ações na justiça e se livrando de...

Prefeitura entrega reforma no HMIMJ com dinheiro recuperado da ‘máfia dos fiscais’

A reforma de 33 leitos no hospital, que é referência nacional em mais de 30 especialidades pediátricas e presta atendimento 100% gratuito, foi viabilizada com recursos recuperados pelo GEDEC. Com investimento total de 7,6 milhões, a Prefeitura de São Paulo...

Estudo revela quais os carros mais visados pelos bandidos em São Paulo e os Top 10 entre os bairros

Mesmo apresentando queda, o Tatuapé é o número 1 dos Top 10 entre os bairros onde mais se furtam automóveis. Fiat Mobi, Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Strada Volcano foram os modelos seminovos mais visados pelos criminosos, entre janeiro e...

Metrô comunica alteração na Linha 2-Verde neste final de semana, programe o seu trajeto

A linha vai funcionar com velocidade reduzida na noite de sábado (5) e durante todo o domingo (6). O metrô sinaliza que os passageiros poderão utilizar as linhas 4-Amarela, 3-Vermelha e 1-Azul como alternativas. A circulação dos trens na Linha 2-Verde será...

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô, divulgada no final de junho pela Prefeitura de São Paulo, também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população. Pela primeira vez desde o início da série histórica da...

Salário mínimo paulista é R$ 1.804 e já está em vigor

A categoria dos cuidadores de pessoas com deficiência foi incluída. A remuneração é 10% superior àquela que vigorou em 2024. Veja todos os trabalhadores beneficiados. O novo salário mínimo paulista começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho, no estado...

Procon-SP e Arsesp respondem sobre cobranças indevidas da Enel SP — MPSP e Aneel não responderam

O Procon-SP e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo - ARSESP, responderam sobre o tema. Veja as respostas abaixo e veja como proceder para receber valores cobrados indevidamente nas contas de luz. Apesar dos transtornos, conforme a Lei a...