O problema durou cerca de três e com isso as plataformas de empresas, o drive, gmail e agenda foram afetados.
O Google Cloud Plataform (GCP) é um dos maiores serviços de nuvem do mundo e conhecido pelos seus serviços de IA, dados e integração com outros produtos da empresa. Com abrangência global, a falha alcançou empresas como as plataformas de streaming da Amazon. A Cloudfare também relatou problemas.
“Trabalhamos arduamente para resolver a interrupção de hoje e já estamos totalmente restaurados em todas as regiões e produtos. Lamentamos a interrupção que isso causou aos nossos clientes,” publicou ontem (13) no X, o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian.
Outras plataformas como o Spotify – streaming de music e áudio em geral, e o Mailchimp, plataforma para envio de e-mails e newsletters, foram afetadas.
O Conversion divulgou em sua newsletter desta sexta-feira (13) que recentemente, a OpenAI firmou uma parceria com o Google Cloud para aumentar sua capacidade computacional e assim treinar e desenvolver seus modelos de IA.
Especialistas alertaram para a lição a ser aprendida com a falha. A Golden Cloud Technology, assinalou que para muitos gestores de TI, principalmente aqueles em empresas médias e grandes, foi um teste de fogo.
Destaque – Imagem: Google Cloud / Divulgação