O objetivo é reorganizar e qualificar a circulação de pedestres, além de fortalecer o comércio local que possui grande fluxo de visitantes nos finais de semana e nos festivais orientais. A primeira etapa das obras será realizada na Praça da Liberdade-África-Japão.


O bairro da Liberdade, na região central da capital paulista, já começou a receber melhorias previstas pela Prefeitura de São Paulo. A intervenção abrange uma área de 14.500 m² e contempla diversas vias, como a Rua dos Estudantes, Beco dos Aflitos, Praça da Liberdade-África-Japão, Rua Galvão Bueno, Rua Américo de Campos e Rua Thomaz Gonzaga. Entre fevereiro e abril, o projeto foi discutido com comerciantes, lideranças locais e órgãos públicos, com o objetivo de dar transparência às ações e definir a melhor estratégia para execução da obra.

Com foco na transformação urbana sustentável, as intervenções incluem alargamento de calçadas e esquinas; mudanças no pavimento para adequação às normas de acessibilidade universal; qualificação dos cruzamentos para pedestres; aumento da vegetação (árvores e jardins de chuva); ampliação da oferta de mobiliários urbanos e elevação do nível da rua para criação de via compartilhada entre pedestres e veículos no Beco dos Aflitos e na Rua Galvão Bueno.

Com gestão da São Paulo Urbanismo e previsão de conclusão em 2026, as obras têm custo estimado em R$ 4,6 milhões, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb). O projeto básico foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Requalificações

A Praça da Liberdade África-Japão terá o acesso de veículos, hoje feito a partir da Rua dos Estudantes, alterado para a Avenida da Liberdade. O novo acesso terá a substituição completa dos ladrilhos do piso, com a preservação do mosaico original. A intervenção contribui significativamente para a melhoria da acessibilidade de pedestres e requalificação estética do espaço. O objetivo é permitir que a circulação de veículos continue nos períodos em que a Rua dos Estudantes estiver com o tráfego interrompido.

A Rua dos Estudantes, no trecho entre a Avenida da Liberdade e a Rua da Glória, terá as calçadas ampliadas e requalificadas com acessibilidade. Receberá também jardins de chuva, novas árvores, bancos e lixeiras.

Na Rua Galvão Bueno, o leito viário será elevado ao nível da calçada e as calçadas requalificadas. No local serão implantadas novas árvores, floreiras e espaços de permanência.

As ruas Américo de Campos, entre a Avenida da Liberdade e Rua da Glória, e a Rua Thomaz Gonzaga, entre a Avenida da Liberdade e Rua Galvão Bueno, também terão as calçadas ampliadas e requalificadas e receberão ações de paisagismo e mobiliários urbanos.

Requalificação do histórico Beco dos Aflitos

Símbolo de resistência e memória na região central, toda a via do Beco do Aflitos será elevada ao nível da calçada e um novo sistema de drenagem será implantado.

O Beco dos Aflitos é um espaço de grande importância histórica e cultural e as intervenções no local começaram em novembro do ano passado, através da substituição de postes orientais de iluminação instalados na década de 1970 por postes tradicionais.

A Capela dos Aflitos, um dos símbolos da memória do local, recebeu iluminação própria que valoriza o monumento e receberá investimento municipal para seu restauro. De acordo com a Prefeitura, ao seu lado será criado o Memorial dos Aflitos, espaço em homenagem à memória negra e indígena da cidade.

O bairro da Liberdade é sinônimo de pluralidade cultural. Anterior à intensa e conhecida migração oriental ocorrida ao longo do século XX, sua história remonta ao século XVIII, quando a região foi ocupada, predominantemente, por negros e indígenas. Poucos remanescentes daquela época foram mantidos, entre eles, a Capela dos Aflitos. Datada de 1774, a edificação foi construída na área do antigo Cemitério dos Aflitos, primeiro cemitério público da cidade e que esteve em funcionamento entre os anos 1779 e 1858.


Destaque – Rua Thomaz Gonzaga, na Liberdade, que passará por revitalização. Imagem: SMUL / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

Diplomatic Talks: Governo de SP reforça diálogo internacional sobre políticas públicas

Iniciativa visa apresentar principais projetos das secretarias do Estado para outros países. O Governo de SP deu início ao Diplomatic Talks neste mês com o objetivo de aprofundar o diálogo entre os secretários de Estado e o corpo diplomático e consular...

33ª Marcha para Jesus reúne milhões de pessoas nas ruas de São Paulo

Com mais de 20 mil caravanas de todo o país, Marcha para Jesus leva multidão às ruas da cidade. A 33ª edição da Marcha para Jesus aconteceu nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e carregou um significado especial ao coincidir com a idade de...

Enel – Multinacional faz clientes reféns pela essencialidade dos serviços prestados em SP, maior cidade da América do Sul

Enel repete as operações de cobranças indevidas aos milhares em SP, consumidores não sabem a quem recorrer. A operação está sendo repetida neste momento em que o prefeito da capital paulista denuncia articulações para a prorrogação da concessão da...

O que a Enel SP está fazendo para resolver as cobranças de contas indevidas?

Essa é a pergunta para a qual os consumidores não encontram respostas. Mas não é só isso. Questionamos quantos consumidores estão sendo lesados com os valores abusivos e qual é o suposto ‘lucro’ que isso gera? A pergunta procede, pois das quase 19 mil...

Enel SP: faturando milhões de reais do dia para a noite às custas de cobranças indevidas?

Em janeiro de 2023, alertamos que as cobranças indevidas já vinham acontecendo. O formato, naquele momento, era fazer com que os vencimentos das contas ocorressem até três vezes em 30 dias, sendo mais comum dois vencimentos coincidindo no mesmo mês (leia...

Tarifa social também entra nos aumentos abusivos da Enel SP

Separamos um depoimento para exemplificar e novamente questionar a companhia, se e como esses aumentos abusivos atingem as classes menos privilegiadas. Ao conversarmos com a assessoria da Enel SP, levantamos uma questão sensível, no que diz respeito à...

Atendimento nos canais da Enel SP não apresenta soluções

A Enel SP respondeu sobre as cobranças indevidas e outros questionamentos que nossa equipe levou ao conhecimento da companhia. Acompanhe. Fazer um levantamento sobre cobranças desproporcionais que estão sendo praticadas, sem soluções pelos canais de...