Tarcísio de Freitas garantiu apoio financeiro e ressarcimento por parte das concessionárias; Arsesp analisa documentos enviados por Sabesp e Comgás para apurar as causas do acidente.
Redação | AT & ASP News
(atualizado em 17.05.26, para novas informações)
O cenário após a grave explosão que chocou os moradores do Jaguaré passou a receber as primeiras medidas concretas de amparo e investigação nesta semana. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve pessoalmente na comunidade afetada na segunda-feira (11) para conversar com as famílias e apresentar alternativas habitacionais imediatas. Diante do entulho e da perda de seus lares, os moradores receberam a garantia do poder público de que não serão desamparados, abrindo um canal direto de diálogo com o Estado enquanto a perícia técnica avança para apontar a responsabilidade pelo acidente.
Durante a visita, o governador ofereceu três opções de acolhimento para as famílias prejudicadas: a mudança para apartamentos prontos localizados na Praça das Bandeiras, o deslocamento para unidades na Reserva Raposo ou o acolhimento temporário em hotéis ou nos próprios apartamentos, enquanto a obra de reconstrução é feita no local da explosão para depois retornarem.
Palavra aos moradores
Segundo as palavras do governador em postagem nas redes sociais, os moradores podem ligar diretamente para ele no WhatsApp. “Nada vai apagar o que aconteceu, mas tudo o que precisar ser feito para cuidar dos moradores do Jaguaré, nós vamos fazer. Desde os primeiros minutos após a explosão, estivemos lá assistindo e oferecendo apoio imediato a todos que sofreram com este triste acidente. As concessionárias vão arcar com a sua responsabilidade e o Governo do Estado estará presente e acompanhando cada passo de muito perto para garantir que todos tenham seus prejuízos integralmente ressarcidos e voltem a viver em uma moradia digna”, divulgou Tarcísio.
A presença governamental trouxe um momento de alívio para quem perdeu tudo na tragédia. Durante a visita do governador de São Paulo, que afirmou: “Nós vamos até o fim nesse negócio aqui”, os relatos colhidos no local evidenciaram a necessidade de amparo imediato da comunidade.
“A gente está precisando de vocês. A nossa comunidade precisa muito de vocês”, disse uma moradora. “Muito obrigado seu Tarcísio, nós estamos contando com o senhor mesmo”, afirmou outro. “Você apareceu, foi a melhor coisa que você fez foi ter vindo aqui. A população precisava disso, cara”, enfatizou mais um morador.
Atuação da Arsesp na fiscalização
No campo técnico e regulatório, a apuração dos fatos ganhou novos desdobramentos. Em comunicado à imprensa emitido na noite da explosão no Jaguaré, zona Oeste da capital paulista, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) solidarizou-se com as vítimas, seus familiares e com os moradores atingidos, informando que as equipes técnicas da Agência já se encontravam no local fiscalizando a atuação das concessionárias — Sabesp e Comgás — em conjunto com as autoridades competentes para investigar as causas do incidente.
Neste sábado (16), a Arsesp divulgou o teor das resoluções das concessionárias, encaminhados na sexta-feira (15), conforme o prazo exigido pela agência. Laudos periciais e análises técnicas irão subsidiar a apuração sobre a explosão. As concessionárias Comgás e Sabesp encaminharam, à agência governamental, os documentos solicitados. O material está sendo analisado e, caso necessário, poderão ser solicitadas informações complementares, no âmbito do processo fiscalizatório instaurado para apurar as causas do incidente.
“O processo de demolição dos imóveis interditados definitivamente teve início na noite de quinta-feira (14), conforme informado pela Defesa Civil. A medida foi adotada a pedido das equipes da Polícia Técnico-Científica, que realizarão a escavação da área em busca de evidências relacionadas ao acidente. As demolições irão garantir maior segurança para as equipes técnicas e periciais que atuam no local durante as escavações e análises”, diz a nota.
As equipes de fiscalização da Arsesp acompanham os trabalhos no local e aguardam o avanço das perícias. Além do trabalho em campo, os laudos periciais e as análises técnicas elaboradas pelos órgãos competentes também irão subsidiar a conclusão da apuração conduzida pela Agência, que poderá resultar na emissão de auto de infração e na adoção das medidas cabíveis previstas nos respectivos contratos de concessão.
“Com o avanço das atividades periciais e das escavações no local, será possível aprofundar a análise técnica das circunstâncias que ocasionaram o incidente e avançar na identificação das responsabilidades. A Arsesp conduz esse processo com celeridade, sem abrir mão do rigor técnico necessário para a apuração dos fatos”, afirmou o diretor-presidente da Arsesp, Diego Domingues.
Destaque – Imagens do local da explosão no Jaguaré. Fotos: Redes Sociais / Reprodução
Nada vai apagar o que aconteceu, mas tudo o que precisar ser feito para cuidar dos moradores do Jaguaré, nós vamos fazer. Desde os primeiros minutos após a explosão, estivemos lá assistindo e oferecendo apoio imediato a todos que sofreram com este triste acidente. As… pic.twitter.com/qLCuVIphuc
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) May 14, 2026




