Sexta-feira, 13 de abril de 2018 às 19h26


Da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo

Na segunda-feira, 16 de abril, a partir das 9h30, a Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá, nº 51, Luz) recebe audiência pública para a apresentação da proposta de tombamento da Santa Ifigênia, bairro da região central da Capital que abriga, em suas proximidades, diversas instituições culturais, entre elas o Museu da Energia de São Paulo. Aberta ao público em geral e a convidados, a audiência terá a presença do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, Sergio Augusto de Arruda Camargo.

 

Viaduto Santa Ifigênia, tendo, ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia. 1913. Foto de Guilherme Gaensly

 

Organizada pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico - UPPH da Secretaria de Estado da Cultura, a audiência pública objetiva promover um adequado tratamento dos diversos interesses envolvidos na área de proteção da Santa Ifigênia, de modo a ouvir vários segmentos da sociedade e interessados em geral, visando aprimorar e dar transparência aos atos do Condephaat.

A proposta de tombamento do Bairro de Santa Ifigênia recai sobre o perímetro formado pela intersecção dos eixos das vias Avenida Duque de Caxias, Rua Mauá, Largo General Osório, Rua Mauá, Rua Brigadeiro Tobias, Viaduto Santa Ifigênia, Rua Brigadeiro Tobias, Rua Capitão Salomão, Largo Paissandu, Avenida Rio Branco e Avenida Duque de Caxias. Dentro deste perímetro estão listados 88 imóveis.

Curiosidade: Você sabia?

Construída em 1908, a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia serviu como catedral da cidade entre 1930 e 1954, durante as obras da Sé. Em abril de 1958, o Papa Pio XII conferiu-lhe o título de Basílica. Já o Viaduto Santa Ifigênia, construído entre 1910 e 1913, em estilo art noveau, teve sua estrutura importada da Bélgica.

Vista do norte da Avenida Paulista – 1900. Foto: Acervo FES

Leia mais sobre
HISTÓRIA DE SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações