Anthropic foca seu lançamento nos pedidos dos programadores, recebendo aval de pesos pesados que já estão usando a nova versão.
O anúncio foi feito na terça-feira (5). “Hoje, estamos lançando o Claude Opus 4.1, uma atualização do Claude Opus 4 para tarefas agênticas, codificação no mundo real e raciocínio. Planejamos lançar melhorias substancialmente maiores em nossos modelos nas próximas semanas.”
A atualização do Opus 4.1 já está disponível em todas as plataformas e o preço continua o mesmo. Portanto, podem ser acessados pelos usuários pagantes do Claude e Claude Code; na API, no Amazon Bedrock; e no Vertex AI do Google Cloud.
Com codificação de última geração, o Claude Opus 4.1 alcança 74,5% no SWE-bench Verified. Suas habilidades de pesquisa e análise de dados aprofundados também foram aprimoradas, especialmente em relação ao rastreamento de detalhes e à busca agêntica.
Conforme divulgado no lançamento, o GitUub — plataforma online para hospedar e gerenciar projetos de software — relatou que o Claude Opus 4.1 apresenta melhorias na maioria dos recursos em relação ao Opus 4, com ganhos de desempenho particularmente notáveis na refatoração de código multiarquivo.
Enquanto o Rakuten Group relata sobre a precisão para tarefas de depuração diárias, a Windsurf diz que o novo modelo apresenta o mesmo salto de desempenho do Sonnet 3.7 para o Sonnet 4 – outros dois modelos de IA desenvolvidos pela Anthropic.
Destaque – Imagem: aloart / G. I.



