Declaração de Pandemia reflete rapidamente nos campeonatos de BJJ


Sexta-feira | 13 de março, 2020 | 18h27


A arte suave está enfrentando neste início do calendário de competições para 2020 seu adversário mais inusitado: o coronavírus.

Gerson Soares

O vírus Covid-19 paralisou as mais tradicionais competições de Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) programadas para o mês de março. As três principais entidades da modalidade cancelaram os campeonatos já programados para o calendário de 2020. Neste momento os atletas da arte marcial que se espalhou pelo mundo estão perplexos e não erraremos se dissermos que este é um adversário sem fronteiras, que não se abalou até agora com os golpes que recebeu e continua avançando.

 

BJJ enfrenta um adversário inusitado: coronavírus paralisa competições das principais federações da arte suave. Foto: John Lamonica / Wikipédia

 

Talvez, fosse melhor dizer finalizando, para usar um termo comum entre os praticantes da arte suave, levando milhares ao isolamento e os mais vulneráveis ao óbito. Depois do anúncio de pandemia feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira (11), três eventos importantes de BJJ foram cancelados. Primeiro o PAN 2020 pela IBJJF (Internacional Brazilian Jiu Jitsu Federation), que aconteceria na Universidade da Califórnia instalada na cidade planejada Irvine, localizada na região metropolitana de Los Angeles, CA-EUA. O comunicado foi direcionado aos atletas nesta quinta-feira (12) e o evento estava programado para ter início no próximo dia 18.

Eventos cancelados

No Brasil, a Federação Paulista de Jiu Jitsu teve de cancelar definitivamente nesta sexta-feira (13) – ontem havia divulgado que realizaria o evento baseada em informações da Secretaria de Saúde paulista – a I Etapa do Circuito Paulista 2020 de Jiu Jitsu que estava programado para se realizar nos dias 14 e 15 de março no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, região Metropolitana de São Paulo. Com mais de 1.800 inscrições confirmadas, centenas de atletas que treinaram para a competição ficaram surpresos com o aviso divulgado nesta manhã.

Por fim, para completar a desastrosa disseminação do coronavírus quanto à prática do Jiu Jitsu, a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) interrompeu até o dia 19 de março as inscrições para o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu 2020. O evento está programado para ser realizado entre o dia 27 de abril e 3 de maio. De acordo com o anúncio divulgado hoje pela entidade, esta acompanhará os desdobramentos da pandemia para tomada de decisões sobre a realização ou não do tradicional evento.

Organizadores de outras modalidades esportivas como o futebol e até das Olimpíadas a serem realizadas no Japão entre os meses de junho e julho, também estão tentando se adaptar ao fato assombroso. Médicos e o próprio Ministério da Saúde já esperam um aumento dos casos para as próximas semanas. Por isso é tão importante prevenir-se. As redes sociais, sites governamentais e a imprensa mundial estão divulgando os meios mais eficazes para a contenção dessa doença.

Na atualidade, o Jiu Jitsu – expressão japonesa que em português se traduz para “arte suave” – é a arte marcial mais difundida do planeta. Tendo essa difusão ocorrido pelo desempenho e sucesso dos atletas brasileiros, ficou conhecido no mundo inteiro como Brazilian Jiu Jitsu. Fato marcante entre os praticantes é a união e o respeito imperantes. Esses podem ser diferenciais para enfrentar essa ameaça mundial.

Leia o comunicado da CBJJ

Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou status de Pandemia para o Coronavírus e o Ministério da Saúde prevê que nas próximas semanas haverá grande aumento de casos de infecção por coronavírus no Brasil. A classificação como Pandemia possui considerações e medidas de precaução que poderão ser adotadas pelo governo e que impossibilitem a realização de eventos com aglomeração de pessoas.

CBJJ fechou temporariamente a inscrição para o Campeonato Brasileiro de Jiu JItsu 2020 até o dia 19 de Março e está acompanhando de perto o desdobramento das decisões a nível nacional e internacional para a possibilidade da realização do evento sem riscos para atletas, staff, espectadores e população.

A CBJJ procura por meio desse comunicado alertar a todos participantes, para que todos possam se preparar a tempo e tomar as devidas providências de forma a evitar maiores transtornos.

Os atletas que não se sentirem confortáveis em lutar, poderão solicitar a devolução da inscrição até o dia 21 de Abril.

Leia o comunicado da FPJJ

I Etapa do Circuito Paulista 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou status de Pandemia para o Coronavírus e o Ministério da Saúde prevê que nas próximas semanas haverá grande aumento de casos de infecção por coronavírus no Brasil.
A classificação como Pandemia possui considerações e medidas de precaução que poderão ser adotadas pelo governo e que impossibilitem a realização de eventos com aglomeração de pessoas.

A FPJJ está cancelando a I Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu deste próximo final de semana, 14 e 15 de março, devido a possível propagação. Nossas maior preocupação sempre foi a saúde e o bem estar de nossos atletas.

Manteremos a lista de inscritos em nosso site para que assim que houver uma data que não ponha em risco nossos atletas seja feita a I Etapa. Se você estiver de acordo esse processo será automático. Para qualquer outra dúvida nos envie um e-mail fpjj@fpjj.com.br

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo
  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

  • Governo faz a atualização desta terça-feira, 31 de março – assista ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*