Para muita gente, a modalidade esportiva conectada às artes marciais e ao MMA, integra-se à saúde e qualidade de vida ao redor do mundo.


Há muito que descrever sobre a Arte Suave, como é conhecido o Jiu Jitsu – em tradução livre da expressão japonesa ao idioma português. Quando o abordamos como um estilo de vida focado em uma série de qualidades pessoais que se transferem ao coletivo, percebemos sua importância e a facilidade que se insere na formação dos praticantes. “O Jiu Jitsu vira uma parte de você e está em sua mente a todo tempo. Ele começa a fazer bem para o seu corpo, mas também melhora sua mente e a sua alma.” A frase resume bem esse pensamento e foi publicada pela plataforma BJJ Fanatics.

 

A faixa Marrom de Jiu Jitsu, Cynthia Masson e seu filho Enrico Augusto: o que ainda parece uma brincadeira pode guardar a promessa de um estilo de vida. Foto: Cynthia Masson / acervo particular

 

Estilo de vida

Nesta oportunidade vamos conhecer um pouco da influência exercida pelo Jiu Jitsu na vida da professora de Educação Física e faixa Marrom, Cynthia Masson. Em entrevista ao quadro ‘Mulheres no Jiu Jitsu’ da Revista Master (veja aqui), ela destacou seus diversos prêmios em competições nacionais e internacionais, os benefícios físicos e mentais, ressaltando valores e princípios, como respeito, disciplina, autoconfiança e perseverança. O tempo da atleta é dividido entre projetos e aulas no CEU Quinta do Sol (veja aqui) na capital paulista, onde trabalha, e o amor ao filho. O pequeno Enrico Augusto já veste seu quimono, acompanha a mãe ao tatame e já começa a vivenciar esse estilo de vida. Durante a entrevista, Cynthia revela ideais humanitários com foco no desenvolvimento esportivo e atribui essa força interior, além de si, à Arte Suave.

 

Gráfico com as graduações e fases do Jiu Jitsu. Imagem: Gracie Elite Trindade Jiu Jitsu Academy

 

Graduações antes e depois da faixa preta

Para chegar ao topo das graduações no Jiu Jitsu, o atleta praticante terá de persistir até a graduação máxima e receber uma faixa Vermelha. Mas, até lá, muito suor já foi derramado no tatame. “Assim como nas ‘faixas coloridas’, a faixa preta também permite a diferenciação por graus. No entanto, as regras para um black belt são diferentes. Nesta etapa, o praticante passa a receber seus graus exclusivamente por questão de tempo. O primeiro grau, por exemplo, é dado ao praticante que está há 3 anos na faixa preta,” explica a Gracie Elite Trindade Jiu Jitsu Academy de Florianópolis e completa: “Perceba que a faixa vermelha (representada pelo nono grau) só poderá ser dada àquele praticante que completou 48 anos de faixa preta!” O gráfico mais acima mostra todas as fases e graduações do Jiu Jitsu.

 

Gráfico com as graduações a partir da faixa Preta. Imagem: Gracie Elite Trindade Jiu Jitsu Academy

 

Alma brasileira

As origens das artes marciais são longínquas e o Jiu Jitsu, trazido do Japão, encontrou sua alma em terras brasileiras. Apesar disso, no Brasil, onde o BJJ tomou impulso e partiu para se tornar conhecido mundialmente, através das performances dos atletas nacionais, projetos governamentais oficiais que incluam a modalidade esportiva nas escolas de todo o país (saiba mais) ainda estão distantes da realidade. Um exemplo prático a esse respeito pode ser encontrado nos Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, Umm al-Quwain e o Ajman –, onde o BJJ integra o currículo escolar e os resultados são colhidos diariamente, engrandecendo a cultura milenar desses principados do Oriente Médio. A partir dos fundamentos do Jiu Jitsu, baseados na disciplina, por consequência o praticante do esporte desenvolve outras qualidades para seu sucesso na vida, um estilo muito saudável e bem-vindo.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 7 de janeiro, 2024