Ligações diárias, indesejadas constantemente, ligações inconvenientes, cobranças indevidas, procura de pessoas que nada tem haver com o número intermitentemente acionado pela operadora de telefonia Vivo.


“Diariamente recebo diversas ligações com o prefixo 2089, bloqueio o número e outros vão ligando. Ninguém fala nada e cai a ligação. Está me atrapalhando no cotidiano. Descobri que os números pertencem à Vivo. Quero que parem de me incomodar.” Esta é apenas uma das centenas de reclamações, postada no dia 01/12/2023, que constam na plataforma Reclame Aqui em desfavor da Vivo. O status é de uma empresa não recomendada por esse histórico que atinge 52 mil reclamações sem resposta, no que tange à telefonia celular, fixa, internet e TV.

 

Algumas das muitas reclamações em desfavor da operadora de telefonia Vivo com respeito às ligações inconvenientes, através do prefixo 2089. Imagem: aloimage / reprodução

 

Atrapalhando a vida das pessoas

A seguir outra mensagem que consta no Reclame Aqui. “Boa Tarde Pessoal. Estou sendo cobrado pela vivo por valores que já foram PAGOS. Estou recebendo em média 30 ligações dos números: 2089-9445, 2089-9422, 2089-9435, 2089-9449, 2089-9436, 2089-9428. Cada atendente me diz uma coisa, alguns dizem que não tenho nada em aberto (…) Outros dizem que tenho uma pendência em aberto referente ao contrato*******917 de R$152,97 que vencia no dia 21/06/2023 cobrado no mesmo dia do vcto via cartão de crédito. Dizem tb sobre um valor de R$57,00 do contrato******* valor que é pago mensalmente via DEBITO AUTOMATICO. DEBITO AUTOMATICOOOOOO ouviram? (…) Vcs estão atrapalhando no meu trabalho. (…)” A reclamação foi postada no dia 26/06/2023, até agora sem resposta.

 

Informações equivocadas por atendentes são comuns. Ao ligar para a operadora para cancelamentos a ligação cai, o operador já avisa antes que poderá retornar, mas muitas vezes isso não acontece e o cancelamento não é feito. Imagem: aloimage / reprodução

 

Quem deveria regular esse comportamento?

Há inúmeras reclamações somente ao que se referem a esse prefixo 2089 [acesse aqui]. Em 16 de julho de 1997, foi criada a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O órgão é o responsável pela regulação de operadoras como a Vivo. A estatal tem a função de “regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores”, conforme determina a Lei nº 9.472, que a criou, sendo o atual conselheiro Alexandre Freire, nomeado em 29 de novembro de 2022, com mandato até 4 de novembro de 2027.

Missão e Visão da Anatel

A Anatel é fruto da privatização da Telebrás, estatal federal de telecomunicações. Empresas desse porte, modernas e atualizadas costumam divulgar seus lemas e com a Anatel acontece o mesmo. “Missão: Regular o setor de telecomunicações para contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Visão: Ser reconhecida como instituição de excelência que promove um ambiente favorável para as comunicações no Brasil, em benefício da sociedade brasileira.” Como mostram as reclamações dos milhares de consumidores, no que diz respeito ao comportamento da Vivo, isso não vem sendo colocado em prática.

TAC

O Ministério Público também adota medidas contra esses abusos. “O termo de ajustamento de conduta é um acordo que o Ministério Público celebra com o violador de determinado direito coletivo. Este instrumento tem a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar a ação judicial.” Constata-se através de uma simples pesquisa na internet que nada parece abalar a ferocidade com que a Vivo comete atos contra os direitos dos consumidores. Por obrigatoriedade, no site da empresa consta o TAC assinado junto à Anatel [leia aqui e decida se está sendo cumprido].

 

Manhã, tarde e noite. Café da manhã, almoço e jantar com as ligações da Vivo. Mais de 20 ligações em cinco dias. Foto: aloimage / reprodução.

 

Imprensa Vivo

No dia 20 de outubro do ano passado, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Vivo para falarmos sobre o tema aqui abordado que entre outros motivos ocorre quando o cliente da empresa cancela algum plano. Uma das ocorrências comuns é a ligação cair e/ou o atendente não proceder ao cancelamento dos serviços solicitado pelo consumidor. No dia 25 de outubro, recebemos a seguinte nota: “A Vivo informa que investe constantemente na sua infraestrutura de rede para proporcionar a melhor experiência ao cliente. Caso encontre dificuldades na utilização dos serviços, entrar em contato pelo número 103 15 ou do nosso site www.vivo.com.br.” Diante da resposta e repetição dos fatos, no dia 4 de janeiro último, tentamos contato novamente, sem retorno até o final desta matéria.


Nota da redação:
O número sugerido [103 15] é através do qual os clientes recebem respostas equivocadas, distantes do ensejo e que não apresentam soluções, conforme informam os consumidores. Dessa forma, tornando os problemas insolúveis. Esta reportagem está sendo enviada para conhecimento dos órgãos competentes e novamente à assessoria de imprensa da Vivo.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 6 de janeiro, 2024