Segundo o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), na próxima semana serão pautadas duas das reivindicações da oposição: a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado.
Em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (6), Cavalcante afirmou que o momento do país é gravíssimo, e o Poder Legislativo está de cócoras para o Poder Judiciário. “Toda essa ocupação feita pelos guerreiros parlamentares, cumprida até agora, tem o objetivo principal da volta das prerrogativas constitucionais do Congresso Nacional.”
Conforme o líder do PL, o motivo de terem desobstruído a mesa do Plenário é que o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) irá pautar duas das reivindicações da oposição, depois da conversa com os líderes dos partidos Liberal, Progressista, União, Novo, líderes da oposição e minoria, e o PSD.
“Nós construímos o compromisso com essas lideranças que, na próxima semana, nós abriremos os trabalhos desta casa, pautando a mudança do foro privilegiado, para tirar a chantagem que muitos deputados e senadores vêm sofrendo por parte de alguns ministros do STF. Junto com o fim do foro, nós pautaremos a anistia dos presos políticos”, declarou Sóstenes Cavalcante, ao que foi aplaudido pelos demais deputados presentes na entrevista.
Destaque – Sessão para a votação de propostas legislativas nesta quinta-feira (8), após a desobstrução do Plenário na noite anterior. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados



