Domingo | 14 de maio, 2023

Nesse sentido, esta foi uma semana importante para a NASA e aos estudos astronômicos, pois algumas definições foram importantes para a exploração espacial.


Desde a última sexta-feira (12), astrônomos de todo o mundo comemoram o anúncio do próximo ciclo de observações do Telescópio Espacial James Webb. O número, para observações através do Webb, foi de 249 propostas para aproximadamente 5.000 horas de horário nobre e até 1.215 horas de tempo paralelo. Seguindo a agenda espacial, NASA, a Axiom Space e a SpaceX de Elon Musk, anunciaram as próximas atividades de pré-lançamento e lançamento da Missão Axiom 2 (Ax-2), segunda missão privada que levará astronautas à Estação Espacial Internacional.

Telescópio James Webb

A NASA convidou Christine Chen, astrônoma associada e líder do JWST Science Policies Group no Space Telescope Sciente Institute, para descrever o processo de seleção que vai determinar os próximos alvos que o Webb observará.

Veja algumas imagens capturadas pelo WEBB

 

Ilustração com imagens de observações, no formato dos espelhos do Webb. Créditos: NASA

 

“Em 10 de maio, o Space Telescope Science Institute (STScI), o centro de operações científicas do Telescópio Espacial James Webb da NASA, anunciou o programa científico para o Ciclo 2, o segundo ano de operações regulares”, disse a astrônoma. De acordo com o STScI, os programas de Observadores Gerais do JWST selecionados para o Ciclo 2, “a seleção é equilibrada em uma ampla gama de tópicos científicos, desde asteroides e exoplanetas até cosmologia, com uma distribuição que corresponde às propostas apresentadas.”

 

O foguete SpaceX Falcon 9 transportando a espaçonave da tripulação Dragon da empresa foi lançado em abril de 2022 na Missão Axiom 1 (Ax-1) para a Estação Espacial Internacional. A Missão Axiom 2, com lançamento previsto para 21 de maio de 2023, levará membros da tripulação para a segunda missão privada de astronautas à estação espacial. Créditos: NASA

 

Missão Axiom 2 (Ax-2)

Sobre a segunda missão de astronautas privados (que não fazem parte do programa espacial regular americano), ficou definido que a decolagem está marcada para as 17h37 EDT do dia 21 de maio (domingo) do Complexo de Lançamento 29A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida. “A tripulação viajará para o posto avançado em órbita a bordo da espaçonave SpaceX Dragon, chamada Freedom, após o lançamento no foguete Falcon 9 da empresa,” revelou o consórcio. Os membros da tripulação do Ax-2 são a Comandante Peggy Whitson, o Piloto John Shoffner e os Especialistas da Missão Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi representando o Reino da Arábia Saudita.


Fonte: NASA