Com a LIVE, proprietário consegue liberar veículo do pátio em minutos.
Conforme divulgado pelo Detran-SP, mais de mil proprietários já conseguiram liberar seus veículos de forma ágil pela Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço do órgão estadual para liberação de veículos apreendidos por infrações de trânsito. Na semana de 28 de setembro a 4 de outubro, foram 2.335 veículos liberados. Destes, 1.097, ou 47%, saíram do pátio por conta da LIVE.
Como liberar veículos apreendidos
A ferramenta LIVE permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP. Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que deseja liberar.
Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:
:: Localização do pátio onde está recolhido;
:: Valor da taxa de liberação;
:: Eventuais multas pendentes de pagamento.
As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via Pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema. Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.
O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).
Destaque – Imagem: aloart / G. I.



