Matrículas começaram no dia 9 de fevereiro; não é preciso ter conhecimento musical e as aulas são totalmente gratuitas.
O Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, abriu, a partir de 9 de fevereiro, as matrículas para 2026. Na Zona Leste da capital, serão oferecidas 2 mil vagas gratuitas distribuídas em 10 polos de ensino.
Não é necessário ter conhecimento musical prévio nem possuir instrumento em casa. Os cursos são voltados a crianças e adolescentes a partir dos 6 anos de idade, com opções de canto e diversos instrumentos.
Na região, o programa está presente nos bairros Itaquera, Jambeiro, Parque São Carlos, Parque Veredas, Quinta do Sol, Rosa da China, São Mateus, São Rafael, Vila Curuçá e Penha. A iniciativa conta com patrocínio da empresa Ipiranga e apoio da Prefeitura de São Paulo.
As inscrições seguem até 13 de março e devem ser feitas presencialmente no polo escolhido.
Mais de 120 mil vagas em todo o Estado
Em 2026, o GURI disponibiliza mais de 120 mil vagas em 634 polos espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral. O número representa crescimento de 20% em relação ao ano passado e de 59% comparado a 2022, quando o programa contava com 398 polos. Nos últimos quatro anos, houve aumento de 74% no total de vagas.
Em três décadas de atuação, o Guri já atendeu mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado.
Para a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, o programa é uma política pública estratégica. “O Guri é uma grande potência de transformação. Essas 120 mil novas vagas refletem o quanto essa política pública é fundamental e gera impacto para toda a população do estado de São Paulo”, afirmou.
Segundo Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, organização responsável pela gestão do programa, o ensino vai além da música. “A metodologia de ensino coletivo desenvolve habilidades como trabalho em grupo, escuta e convivência. O Guri é uma oportunidade não só de aprender música, mas também de melhorar de vida”, destacou.
Quem pode participar
Podem se matricular:
• Crianças de 6 a 9 anos (Iniciação Musical)
• Jovens de 10 a 18 anos (Curso Sequencial)
Não é exigido conhecimento musical prévio.
Documentos necessários
Para efetuar a matrícula, é preciso comparecer ao polo escolhido acompanhado de um responsável e apresentar:
• Certidão de nascimento ou RG do aluno (original e cópia);
• Comprovante ou declaração de matrícula escolar;
• Foto 3x4 recente;
• RG do responsável (original e cópia);
• Comprovante de endereço.
Cursos oferecidos
A oferta varia conforme o polo, mas inclui:
• Cordas e populares: violão, guitarra, contrabaixo elétrico, cavaquinho, bandolim, viola caipira, acordeão, violão de 7 cordas;
• Teclas e percussão: piano, teclado, bateria e percussão;
• Instrumentos de orquestra: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio;
• Outros cursos: canto coral, teoria musical e práticas de conjunto.
Ampliação e nova organização
A partir deste ano, o Guri passa a organizar seus polos em quatro modalidades — Harmonia, Polifonia, Acordes e Melodia — com o objetivo de aprimorar o atendimento e ampliar o acesso à formação artística completa.
Para saber mais sobre o Guri, acesse o site oficial.
Destaque – Destaque – Ana Yara Campos com Coral Infantil do Guri. Foto: Robs Borges




