A inauguração será neste sábado (9) no Centro Cultural Vila Formosa e integra o projeto Galeria Aberta da Secretaria Municipal de Cultura.
Com esta instalação de artes visuais, a secretaria abre o projeto que vai funcionar como um espaço expositivo a céu aberto, fixo na fachada do centro cultural, com obras artísticas de grafiteiros, unindo spray e tecnologia. Luzes da Formosa conta com sete obras de arte de grandes proporções na fachada. São painéis luminosos que poderão ser vistos à distância, especialmente à noite. A instalação também traz uma mostra interna, com miniaturas dos mesmos trabalhos. Entre os destaques está a reprodução da imagem de Cartola, por Rafael Roque.
A primeira mostra do projeto está a cargo da produtora Circulus Ópera que foi convidada e lança essa interessante instalação de artes visuais. A inauguração do Galeria Aberta, com a instalação Luzes da Formosa, acontece dia 9 de novembro, sábado, a partir das 15h, e promete ser um marco na promoção da arte e da cultura na zona Leste de São Paulo, proporcionando uma oportunidade de vivenciar essa experiência única e apreciar a união entre arte, tecnologia e urbanismo.
Painel representando Cartola
Idealização de Circulus Ópera e Substancial, curadoria de Lucas Dantas, a exposição reúne um seleto grupo de artistas plásticos locais: Tami Lemos, Soberana Ziza, Frosa Arte, Mes 3 Gamex, Rafael Roque e André Mogle, que terão suas obras expostas pelo período de um ano. Ao término, será escalada uma nova curadoria para a seleção de outros artistas.
Repleto de histórias e curiosidades, o bairro abrigou um dos maiores sambistas brasileiros na década de 70. Cartola, em sociedade com sua esposa, Dona Zica, abriu uma filial paulistana do restaurante que tinha no Rio, o Zicartola. Por alguns anos, o local recebia nomes como Dona Ivone Lara e Nelson Cavaquinho, além de músicos da zona Leste, como os integrantes do grupo Principais do Samba. Mas os frequentadores iam mesmo para ver Cartola cantando suas composições. A instalação contará com um dos painéis luminosos representando o sambista.
Programação de abertura
A inauguração da exposição contará com uma série de atividades artísticas que integram diferentes expressões e performances ao longo do dia.
15h às 17h: Discotecagem da Casa.
17h às 18h30: Primeira entrada de DJ Ultrachick.
17h às 22h: Live painting em tela e objetos com os artistas Nick Zombie e Miki 2mil Família.
19h às 22h: Performance de VJ ao vivo, com exibições de vídeo mapping realizadas por Luciana Ramin.
20h às 20h40: Segunda entrada de DJ Ultrachick.
22h: Encerramento.
Serviço
Luzes da Formosa – Instalação de artes visuais do projeto Galeria Aberta.
Inauguração dia 9 de novembro, sábado, a partir das 15h, com coquetel e música a cargo de DJ, no Centro Cultural Vila Formosa – Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03377-000. Telefone: (11) 2216-1520. De terça a sábado das 9h – 21h. Domingo 9h-20h. Segunda 9h – 18h. A parte externa pode ser acessada todos os dias, 24h. A entrada é gratuita. Duração: 12 meses.
Destaque – Imagem: Luzes da Formosa / Divulgação / +aloart
Publicação:
Sexta-feira | 8 de novembro, 2024