Possibilidade dessa união está liberando o potencial humano com trabalho em equipe homem-máquina aumentado. Componentes e ferramentas plug-and-play aumentam a produtividade humana por meio de assistência inteligente e fortalecem a vantagem competitiva nos processos de fabricação na Europa.
O futuro da manufatura está em fábricas inteligentes e conectadas, onde humanos e máquinas trabalham juntos, reconhecendo as contribuições inestimáveis de trabalhadores qualificados, ao mesmo tempo em que alavancam as eficiências e a precisão das tecnologias digitais. Ao integrar o trabalho humano com processos automatizados, as empresas podem aumentar a produtividade, a flexibilidade e a satisfação dos trabalhadores, impulsionando, em última análise, a inovação e a competitividade no setor de manufatura. Coordenado pela Universidade Técnica de Munique, o projeto SHOP4CF financiado pela União Europeia (UE) criou um mercado de tecnologias e ferramentas para inaugurar uma nova era de robótica centrada no ser humano na Europa.
Apoiar os humanos nas atividades de produção
Os 25 componentes plug-and-play fáceis de usar do SHOP4CF para robótica e automação estão disponíveis no Robotics and Automation Marketplace. Eles alavancam tecnologias emergentes, incluindo realidade aumentada, realidade virtual, gêmeos digitais, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, automação de processos, robótica e IoT.
A arquitetura comum é baseada no RAMI 4.0, um modelo arquitetônico de referência projetado para fornecer uma linguagem e estrutura comuns para aplicativos da Indústria 4.0 e produtos e serviços FIWARE Open Source que dão suporte à transformação digital. Isso os torna fáceis de instalar e usar.
De acordo com Jesus Tapia, chefe do IMPACT Accelerator do ISDI: “As expectativas das corporações que avaliam componentes no mercado vão além das capacidades de um componente individual. Se alguém interessado em um componente não encontrar orientação útil, a taxa de adoção diminui significativamente.” Os interessados nos componentes do SHOP4CF e seu uso encontrarão 13 cursos online abertos cobrindo tópicos como ética, dados, manutenção preditiva e até mesmo financiamento. “O treinamento é a alavanca que impulsionará a adoção”, acrescenta Tapia.
Fonte: Cordis / UE
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Domingo | 29 de setembro, 2024