Visando o incentivo ao check-up e conscientização sobre o câncer de próstata, o governo paulista divulga e lista dos locais de atendimento. Na capital o Centro de Referência do Idoso (CRI zona norte) recebe os interessados, mas as consultas precisam ser agendadas, assim como nas unidades do interior e Grande São Paulo.


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece check-up gratuito para homens com idade a partir de 50 anos no decorrer do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e combate ao câncer de próstata. Aproveite a oportunidade para comparecer a um local de atendimento.

O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” funciona desde março de 2014 e atende todo o estado. A consulta pode ser agendada pelo 0800-779-0000.

Atendimento aos sábados durante todo o ano

Nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), são oferecidos durante todo o ano, aos sábados, exames preventivos visando rastrear ativamente o câncer de próstata e ressaltar a importância da detecção precoce da doença, bem como a oportunidade de os filhos acompanharem seus pais no check-up.

O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e realização de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.

No sábado seguinte, é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista para avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais procedimentos, com acompanhamento e tratamento.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e Socesp (Sociedade Brasileira de Clínica Médica).

Desde julho deste ano, o serviço também está disponível pelo app e site do Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000.

Lembre-se de fazer o agendamento

Para realizar o check-up, é preciso fazer o agendamento pelo 0800-779-0000, informar o local onde reside e o atendente busca a oferta disponível na região.

Os AMEs da Grande São Paulo, interior e litoral do estado envolvidos na campanha funcionam geralmente aos sábados, das 7h até 13h, mediante agendamento.

Veja as unidades que integram o programa “Filho que ama leva o pai no AME”:

AME Barradas
AME Carapicuíba
AME Mauá
AME Mogi Das Cruzes
AME Taboão Da Serra
CRI Zona Norte
AME Araçatuba
AME Américo Brasiliense
AME Praia Grande
AME Santos
AME Barretos – Geral
AME Bauru
AME Promissão
AME Jundiaí
AME Franca
AME Ourinhos
AME Tupã
AME Rio Claro
AME Presidente Prudente
AME Mogi Guaçu
AME São João Da Boa Vista
AME São José do Rio Preto
AME Votuporanga
AME Sorocaba
AME Caraguatatuba


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Domingo | 17 de novembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Novembro Azul – mês especialmente dedicado ao incentivo do check-up para homens

Visando o incentivo ao check-up e conscientização sobre o câncer de próstata, o governo paulista divulga e lista dos locais de atendimento. Na capital o Centro de Referência do Idoso (CRI zona norte) recebe os interessados, mas as consultas precisam ser...

Novembro Azul: “Saúde também é papo de homem”, conheça e previna-se

Domingo | 6 de novembro, 2022 A iniciativa de alertar sobre a saude masculina tomou grande impulso com a iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida que iniciou a campanha “Novembro Azul” em 2011. Nesta matéria também será possível baixar uma cartilha...

Hospital do Homem: conheça melhor e previna-se

O coordenador do Hospital do Homem, fala sobre a instituição e a matéria traz informações importantes sobre o atendimento e prevenção.

Novembro azul: Conheça os direitos do homem portador do câncer de próstata

Neste mês de novembro acontece, em diversos países ao redor do mundo, a campanha “Novembro Azul”, visando alertar os homens sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata. Leia o artigo que trata juridicamente dos direitos aos portadores da...

Aprenda a usar os alimentos no combate ao câncer

O surgimento das células cancerígenas pode ser influenciado por muitos fatores externos, como poluição, presença de minérios no ambiente, atividade trabalhista em local de risco mas, principalmente por ações controladas pelo indivíduo, como a alimentação. O câncer é...

Você sabia que os homens vivem 7 anos a menos do que as mulheres?

Este é o lide de abertura do apoio do craque Zico à Campanha #Novembro Azul do Instituto Lado a Lado pela Vida. O porquê de elas viverem mais do que nós? Falta o hábito da prevenção, alimentar-se melhor e ir ao médico.

Saúde do homem: HPV e câncer masculino

O sistema público de saúde brasileiro iniciou em janeiro deste ano a imunização de garotos com 12 e 13 anos de idade contra o vírus do papiloma humano, o HPV. Até o início de junho, porém, apenas 595 mil adolescentes (16,5% da população nessa faixa etária) haviam...