Domingo | 6 de novembro, 2022

A iniciativa de alertar sobre a saude masculina tomou grande impulso com a iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida que iniciou a campanha “Novembro Azul” em 2011. Nesta matéria também será possível baixar uma cartilha educativa elaborada pelo Ministério da Saúde e pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).


O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento, os leitores poderão baixar a cartilha e procurar um médico para orientações.

Baixar cartilha sobre CA de Próstata

Recomendações

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Leia mais sobre o CA de Próstata neste portal

CA de Próstata
Hospital do Homem e Centro de Saúde do Homem

Doença avançada

Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.


Fontes:
Dr. Dráuzio Varella
Instituto Lado a Lado pela Vida
Instituto Nacional de Câncer
Oncoguia
Sociedade Brasileira de Urologia
Universidade Federal de São Paulo – Unifesp