Domingo | 6 de novembro, 2022

Alimentar tubarões com mais de 3 metros e sempre famintos, esta é a rotina dos mergulhadores de uma das empresas das Bahamas que se destacam ao levarem turistas do mundo todo aos locais de concentração dos tubarões-tigres.


Os temidos tubarões-brancos eternizados pelo diretor Steven Spielberg com o filme Jaw (Tubarão) podem atingir até 6 metros e os tubarões-tigres os superam chegando a medir 7 metros. Essa espécie é uma das que promovem ataques no nordeste brasileiro, apesar de mais raros do que os arremedos dos tubarões-cabeças-chatas.

Bahamas

Os turistas que buscam as emoções do mergulho nas Bahamas podem conhecer o Extreme Shark Adventure de Stuart Cove – um programa de mergulho com dois tanques que os deixará bem perto dos tubarões de recife do Caribe. O primeiro mergulho é destinado à livre observação dos tubarões ao longo de uma bela parede subaquática. Em seu segundo mergulho, os aventureiros formarão um semicírculo e observarão um alimentador profissional de tubarões usando uma caixa de iscas e uma vara metálica para alimentar os tubarões que as dezenas os rodeiam. A aventura custa cerca de US$ 202 dólares por pessoa, mas se o mergulhador quiser aprender e alimentar os bichos, o valor do curso e a prática pode alcançar US$ 2.650 dólares.

 

Fotos: © Stuart Cove’s Dive Bahamas

 

James Bond e os tubarões

A empresa que se destaca nesse segmento turístico é a Stuart Cove’s Dive Bahamas, do proprietário homônimo. Quando Stuart Cove começou a disputar tubarões para os filmes de James Bond “For Your Eyes Only” (Somente para seus olhos) e “Never Say Never Again” (Nunca mais outra vez), ele não poderia imaginar que 36 anos depois ele seria conhecido como o especialista em tubarões de Hollywood e apareceria em mais de 50 documentários sobre tubarões. A evolução da disputa de tubarões nos filmes levou ao desenvolvimento de uma empresa de produção subaquática especializada em filmagens de sequências com tubarões para longas-metragens, documentários, comerciais de televisão e impressos.

 

Fotos: © Stuart Cove’s Dive Bahamas

 

Concentração de tubarões

Atualmente, os mergulhadores da Stuart Cove’s também levam turistas a locais onde qualquer pessoa disposta poderá visualizar o comportamento “dessas criaturas magníficas e incompreendidas”, como eles os definem. De acordo com Stuart, sua mais nova aventura é a Shark Shooter que permite a fotógrafos e cinegrafistas amadores experimentarem as experiências vivenciadas diariamente pelos profissionais que alimentam os tubarões, encantando e mantendo uma curiosa atividade turística e comportamental.


Veja abaixo uma impressionante galeria com mergulhadores alimentando tubarões (clique para ampliar). Fotos: © Stuart Cove’s Dive Bahamas.