Terça-feira | 7 de março, 2023

Amanhã é o Dia da Mulher e a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) responde mais duas questões do público feminino. Os temas são corticoides durante a gestação e anticoncepcionais em adolescentes.


Qual a relação de uso de corticoides em grávidas com bebes com autismo e hiperatividade?

O transtorno do espectro do autismo e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ainda são patologias em investigação e provavelmente apresentam causas multifatoriais. Estudos não robustos mostraram uma relação dessas patologias com prematuridade, sofrimento fetal agudo e crônico e outros fatores relacionados à gestação como infecções e patologias maternas.

Muitas vezes o uso de corticoide durante a gestação está relacionado aos fatores mencionados anteriormente, tornando-se, portanto, um fator que leva a confusões nesse sentido. Com o conhecimento da literatura médica atual não é possível correlacionar diretamente o transtorno do espectro do autismo e/ou o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade com o uso de corticoide durante a gestação.

Anticoncepcional em adolescente com um ano de menarca é bom ou não?

Basicamente, a indicação de se usar anticoncepcional, seja para anticoncepção, seja para algum tratamento específico determinado pelo médico, independe do tempo da menarca.

Dessa forma, se houver indicação, os anticoncepcionais podem ser usados com segurança, desde que pesados os riscos e benefícios assim como as contraindicações de cada método.


Fonte: SOGESP responde