Terça-feira | 7 de março, 2023

Aos poucos a tecnologia vai sendo integrada aos grandes centros ainda menos desenvolvidos, como a capital de São Paulo, perante outros que já se encontram mais adiantados. Nova York, Amsterdan ou Tóquio, estão entre as cidades mais inteligentes; enquanto Curitiba, capital do Paraná, figura dentre as melhores para se viver, e também pode ser considerada uma smart city.


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos informa que “segundo a União Europeia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida”. Um exemplo no setor de mobilidade e inteligência está sendo colocado em prática pelo programa Waze for Cities. De acordo com o aplicativo de mobilidade global Waze, as soluções no sentido de reduzir o trânsito e oferecer informações para decisões de infraestrutura e segurança das comunidades, chegam através de 3.000 parceiros em todo o mundo.

Cidades melhores

O uso da tecnologia e os dados obtidos pelo aplicativo estão sendo usados para evitar acidentes no Tennessee, EUA, pelo Volpe Center for Transportation Research que consegue prever o horário e o local de acidentes interestaduais; ou em respostas emergenciais, como em Chicago, Illinois (IL). “É uma excelente maneira de manter a segurança em todas as vias”, avaliou John Liman, responsável pelas informações públicas do Corpo de Bombeiros de Rochester Hills, IL. Outra demonstração inteligente é a proteção das pessoas, como ocorreu nas Filipinas durante a erupção do vulcão Taal, no ano passado. Há exemplos da melhoria no trânsito em Ghent na Bélgica, Joinville ou Rio de Janeiro no Brasil; São Paulo também acaba de ampliar sua base de dados para monitoramento das vias com lentidão graças à tecnologia e possibilidades oferecidas pelo aplicativo.

Saiba mais sobre a parceria – cidade de São Paulo e Waze

Joinville

Conforme um dos estudos de casos divulgados pelo Waze, os cidadãos de Joinville – localizada a 178 km da capital Florianópolis – conseguem rotas melhores, viagens mais breves e melhoraram sua qualidade de vida. “A equipe do Departamento de Transporte de Joinville é responsável por tomar importantes decisões sobre mobilidade que afetam as vidas de todos que trafegam na região. A parceria com o Waze permite que a equipe faça análises e planos melhores, acelere atualizações e diminua o tempo de viagem no transporte público, fazendo do município um lugar melhor para viver, dirigir e se locomover.” Relatou o aplicativo, afirmando que dados melhores resultam em planos, modelos e criações mais inteligentes.