Prefeito visita fábrica de ônibus e conhece o novo modelo que deve chegar às ruas da capital em outubro.
O superarticulado apresentado é o primeiro de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD e tecnologia de ponta. O veículo mede entre 21 e 23 metros e possui dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita manobras e reduz o diâmetro de giro. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional.
O compromisso com a sustentabilidade também se reflete no projeto do primeiro Corredor Verde da cidade, que será implantado na Avenida Nove de Julho, com a modernização de 12 estações de embarque e desembarque nas paradas Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.
As novas Estações Sustentáveis que integram o Corredor Verde serão equipadas com tecnologias que combinam conforto urbano e responsabilidade ambiental. Entre as inovações estão: geração de energia limpa com certificação internacional (I-REC), brises vegetados com resfriamento evaporativo, pintura cerâmica refletiva para reduzir o calor, coleta seletiva, sensores climáticos para monitoramento do microclima e câmeras integradas ao programa Smart Sampa. As estações também terão painéis digitais com informações climáticas e de itinerários em tempo real. Além disso, cerca de 4.300 m² de canteiros centrais serão revitalizados com paisagismo e plantio de mudas.
Biometano
Durante a visita à fábrica, o prefeito também conheceu a infraestrutura para produção de ônibus movidos a biometano. “São Paulo vai ser exemplo para o Brasil e para o mundo com o nível de tecnologia que essa empresa nacional oferece”, declarou.
O modelo de abastecimento com biometano para a frota de ônibus funciona de forma integrada e prática: o gás renovável é produzido, canalizado e distribuído até as garagens das empresas operadoras, onde os veículos são abastecidos diretamente por meio de um sistema semelhante ao dos carros elétricos — basta conectá-los a um bico de injeção.
Todo o processo é automatizado e ocorre na própria garagem, sem necessidade de deslocamento a postos externos, garantindo eficiência logística e contribuindo para a redução das emissões de poluentes no transporte público.
Destaque – Novo modelo de ônibus elétrico superarticulado, com previsão de integrar a frota municipal a partir de outubro deste ano. Foto: Prefeitura SP



