Domingo | 2 de outubro, 2022

A fotografia produzida pelo Webb foi selecionada como imagem do dia pela NASA. Este planeta é caracterizado como um gigante de gelo devido à composição química de seu interior.


Netuno tem fascinado os pesquisadores desde sua descoberta em 1846. Localizado 30 vezes mais distante do Sol do que a Terra, Netuno orbita na região remota e escura do sistema solar externo. A essa distância extrema, o Sol é tão pequeno e fraco que o meio-dia em Netuno é semelhante a um crepúsculo na Terra.

Anéis de Netuno

Em 21 de setembro de 2022, o Telescópio Espacial James Webb forneceu a visão mais clara dos anéis de Netuno em mais de 30 anos. A Near-Infrared Camera (NIRCam) de Webb capturou vários anéis estreitos e brilhantes, bem como as faixas de poeira mais fracas do planeta. A Voyager 2 foi a última a detectar alguns desses anéis durante seu sobrevoo em 1989, mas esta é a primeira vez que temos uma imagem infravermelha deles.

Nuvens de gelo de metano

Como a NIRCam cria imagens de objetos na faixa do infravermelho próximo de 0,6 a 5 mícrons, Netuno não parece azul para o Webb. Na verdade, o gás metano absorve tão fortemente a luz vermelha e infravermelha que o planeta fica bastante escuro nesses comprimentos de onda do infravermelho próximo, exceto onde nuvens de alta altitude estão presentes. Essas nuvens de gelo de metano são proeminentes como listras e manchas brilhantes, que refletem a luz solar antes de ser absorvida pelo gás metano.

Saiba mais sobre as câmeras do Telescópio James Webb


Destaque – NASA / Space Telescope Science Institute. Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI

O que vemos nesta recente imagem de Webb do gigante de gelo Netuno? Webb capturou sete das 14 luas conhecidas de Netuno: Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton. A grande e incomum lua de Netuno, Tritão, se destaca como um ponto de luz muito brilhante, nesta imagem de Netuno, ostentando os picos de difração característicos vistos em muitas das imagens feitas através do telescópio Webb. Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI

Observação com menor ampliação: a distância média de Netuno da Terra é de 2,7 bilhões de milhas. Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI. Processamento de imagem: Joseph DePasquale (STScI)

NASA / Space Telescope Science Institute. Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI