Domingo | 2 de outubro, 2022

Em uma apresentação que durou duas horas e meia e prosseguiu por mais uma hora aproximadamente para perguntas dos convidados, o visionário Musk dá mais um passo ao futuro.


A Tesla investe em tecnologia e fabrica carros elétricos, pretende proporcionar viagens espaciais e agora quer vender robôs dotados com inteligência artificial (IA). No dia 30 de setembro, Elon Musk revelou seu robô humanoide, o Optimus.

Autônomos

Os carros elétricos da Tesla já contam com o sistema Autopilot – que permite autonomia e dispensa um condutor humano. Esse mesmo sistema equipa o robô Optimus que se encaixa na próxima geração de automação, tornando-o capaz de executar tarefas inseguras, repetitivas e deve ser destinado ao uso geral, nesse sentido.

Optimus

Com movimentos firmes o primeiro robô que chegou ao palco acenou e ergueu os braços. Em seguida foi mostrado um vídeo, onde ele pegou uma caixa em um depósito e a levou até outra repartição, deixando-a sobre uma mesa ao lado de pessoas que trabalhavam, quase alheias à sua presença. Em outro momento, o vídeo mostra Optimus regando plantas.

Vendas ao público

Segundo Elon Musk, o robô deve custar menos de 20 mil dólares, algo em torno de 108 mil reais (cotação do dólar a R$ 5,40). O modelo que poderá ser vendido ao público, tendo seus componentes ocultados de forma mais elegante, também foi apresentado. Ele foi levado ao palco por funcionários da Tesla e acenou aos convidados.

Milhões de unidades

Ainda inoperante, no que diz respeito a poder andar e movimentar-se como o protótipo, a versão mais recente do robô pode chegar a autonomia em poucas semanas e deve ser produzido em larga escala. Elon Musk pretende vender milhões de unidades, segundo ele a baixo custo e alta confiabilidade.

Biologia humana

Logo após a abertura do evento, os engenheiros da Tesla passaram a descrever sua experiência com o humanoide. Um deles falou sobre a transferência da tecnologia Autopilot dos carros ao robô e outro enfatizou a biologia humana na inspiração para criar o Optimus.


Com informações da Tesla, Techtudo, Ars Technica e YouTube.


Destaque e demais imagens: Tesla AI Day / YouTube / Reprodução