Quarta-feira | 21 de dezembro, 2022
A afirmação foi feita pela ACSP após levantamento no estado; de acordo com a entidade, a capital deverá manter a mesma tendência.
A maioria dos paulistas deve gastar entre R$ 150 e R$ 450 no Natal, afirmou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na semana passada (14). “Roupas, calçados e acessórios, juntamente com joias, bijuterias e perfumes, representam 90,7% das intenções de compras para a data”, afirmou a entidade.
Levantamento
A sondagem junto aos consumidores do estado de São Paulo apontou que 50,8% pretendem presentear neste Natal. Por sua vez 33,2% não irão às compras e 16% ainda não decidiram se irão gastar neste final de ano. Conforme informou o órgão, 83% dos consultados não anteciparam as compras de Natal na Black Friday. Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “isso mostra que a proximidade das datas não afetou negativamente o comportamento do consumidor”.
Mão aberta
A pesquisa da ACSP mostrou que do grupo de entrevistados que planejam fazer compras no período, 42% pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 46,1% desejam o contrário. “Tal como mostrou a pesquisa nacional, em São Paulo também se observou expressivo aumento daqueles que manifestaram intenção de compra no Natal em relação ao ano passado”, observou o economista.
Recuperação econômica
Na visão dos economistas, a melhora dos resultados econômicos de maneira geral, se deve ao avanço da ocupação, ou seja o aumento da oferta de emprego. O economista da ACSP acredita que “a melhora dos resultados em relação à pesquisa do ano passado pode ser explicada pelo avanço da ocupação, decorrente da recuperação da atividade econômica, pelo efeito positivo sobre a renda da injeção de recursos do governo Federal e pela recuperação da confiança do consumidor”, concluiu Gamboa.
Capital paulista
Na cidade de São Paulo, a expectativa é de aumento das vendas do comércio. De acordo com a pesquisa da ACSP, em linhas gerais a intenção dos consumidores seguem as tendências estaduais. “Os entrevistados que residem na capital, em sua maioria, pretendem comprar presentes na data (53,5%), enquanto 32,0% não manifestaram intenção e 14,6% estão indecisos”. O levantamento também mostrou que 53,3% dos entrevistados propensos às compras pretendem fazê-lo em grandes redes de varejo, sendo 56,8% em lojas físicas.
Fonte: Diário do Comércio / ACSP
Destaque – São Paulo – Movimento no comércio da Rua 25 de Março, no mês do Natal. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil