Quarta-feira | 21 de dezembro, 2022

Black Friday e Copa do Mundo levaram os consumidores às compras em novembro; resultado é positivo frente ao mês anterior, na comparação com 2021 e antes da pandemia, em 2019, segundo Balanço de Vendas da ACSP.


A notícia foi veiculada pelo Diário do Comércio, órgão da Associação Comercial de São Paulo no dia 13 de dezembro, início da segunda semana de um mês que apesar de curto, representa a possibilidade de maior aumento de vendas do ano para os comerciantes varejistas.

Comparações com anos anteriores

Conforme o órgão, os dados foram obtidos através do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), baseado em amostras da Boa Vista Serviços. Ainda se comparado com o mesmo mês do ano passado, o varejo registrou alta de 3,2%; e quando comparado a 2019, a alta foi de 4,1%.

Avaliação especializada

Na avaliação do economista da ACSP, Marcel Solimeo, os resultados refletem o ritmo mais acelerado da economia, maior ocupação e melhora nos indicadores de emprego.

“Temos que considerar outros dois fatores de influência nessa maior movimentação, que foi a Black Friday e as compras relacionadas à Copa do Mundo”, afirmou.

Compras de Natal

O balanço final das vendas natalinas prevê a manutenção do aquecimento ocorrido em novembro. As expectativas do instituto de economia da ACSP são otimistas, concluindo que as vendas continuarão aquecidas. A projeção dos economistas é que o crescimento real de dezembro atinja 3% sobre o Natal de 2021.

Sondagens ao comércio

“As estimativas se confirmam com base na sondagem feita com consumidores do Estado de São Paulo e da capital paulista. De acordo com a amostra, 50,8% dos entrevistados paulistas pretendem comprar na data, e para os paulistanos o percentual de intenções de compra registrado foi de 53,5%”, publicou o DC.


Fonte: Diário do Comércio / ACSP


Destaque – Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil