Mesmo com queda de diversos outros setores, turismo teve o segundo melhor mês do ano, aponta o Relatório do E-Commerce de Dezembro/24 da Conversion, divulgado na quarta-feira (22/01).


Dezembro é conhecido por ser um dos meses mais desafiadores do ano para o e-commerce, por se tratar do mês pós Black Friday e pela quantidade de pessoas e empresas já saindo de férias. Apesar disso, alguns setores cresceram em relação ao mês de novembro.

Este foi o quinto mês consecutivo de crescimento do setor de turismo, com aumento de 4,2%. Dezembro foi o segundo melhor mês do ano para o setor, atrás apenas de janeiro.

Dentro do setor, a Airbnb apresentou um crescimento de 7,7% e ultrapassou a Latam pela primeira vez para assumir o segundo lugar. O crescimento da Airbnb foi um dos grandes destaques do setor de turismo em 2024, chegando aos 36,7% na comparação com 2023.

Os outros setores que apresentaram crescimento em dezembro foram Calçados, Presentes & Flores e Infantil.

 

 

Calçados crescem 5,7% e têm o melhor mês de 2024

O setor passou por um crescimento geral de 5,7% no mês de dezembro, se tornando o melhor mês do ano. A Havaianas foi o grande destaque, com um crescimento mensal de 59,6% nos acessos web, ultrapassando a Arezzo pela primeira vez desde 2020 e assumindo a primeira posição.

Quando consideramos os dados de aplicativos, a Arezzo mantém a primeira posição, uma vez que a empresa domina 94,6% do tráfego de aplicativos no setor. Fechando o Top 3, Ana Capri subiu uma posição e ficou no terceiro lugar do setor.

Casa & Móveis, Eletrônicos & Eletrodomésticos e Esportes apresentaram queda em dezembro

O setor de Casa & Móveis foi o que mais apresentou retração em dezembro, chegando aos 19,6%. O mesmo aconteceu com o setor de esportes, que recuou 15% em dezembro, depois de ter o seu melhor mês do ano em novembro. Apesar da queda, a Fut Fanatics apresentou um crescimento de 2,4% e subiu uma posição no top 10, chegando ao 6º lugar.

Outro setor que vinha do seu melhor mês e apresentou queda foi o de Eletrônicos e Eletrodomésticos, que recuou 16% em dezembro. Porém, em contramão o restante do setor, a Apple cresceu 6,1% na comparação mensal e retomou o segundo lugar do top 10, ultrapassando a Kabum.

OLX apresenta crescimento e ultrapassa concorrentes asiáticas

A OLX cresceu 1,8% no mês de dezembro, indo na contramão da grande maioria dos e-commerces brasileiros. Com isso, a empresa holandesa ultrapassou as concorrentes Temu e Samsung para alcançar o 4º lugar do ranking geral do e-commerce.

Temu e Samsung tiveram quedas de 5% e 18%, respectivamente durante dezembro, depois de terem tido resultados recordes em novembro.

Em dezembro, 77% dos acessos do e-commerce foram feitos em celulares

Durante o último mês do ano, 77% dos brasileiros que acessaram algum e-commerce, o fizeram a partir de um celular. As visitas totais por dispositivo se dividiram em 54,8% dos acessos sendo via mobile, 23,3% através de desktop (computadores ou notebooks) e 21,9% via aplicativo.

É interessante observar que dos setores que apresentaram crescimento em dezembro, todos eles estão entre os que contam com mais acessos mobile. O setor Infantil tem 84% dos seus acessos vindos do mobile, enquanto Calçados tem 78%, Presentes & Flores conta com 78,5% e Turismo com 62,8%.


Fonte: Conversion


Destaque – Imagem: aloart / GI


Publicação:
Domingo | 26 de janeiro de 2025.


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A feição primitiva desse setor foi descrita por Almeida Nogueira: “O famoso Bairro do Chá estava, nesse período, em campo e em capoeira, formado por copiosos e espessos arbustos de chá. Ali se caçavam pombas, assim como se pescavam bagres em uma lagoa dentro da Chácara Mauá, que ocupava grande parte do atual quarteirão de Santa Efigênia.”


A Rua Formosa foi construída na encosta do lugar, uma cessão feita pelo proprietário da área, o Barão de Itapetininga. Após seu falecimento, a viúva Corina de Sousa Castro também permitiu que outras novas ruas fossem abertas, dentre elas a Rua 7 de Abril, Xavier de Toledo e aquela que levaria o nome do marido, Rua Barão de Itapetininga.

Ela casou-se em segundas núpcias com Francisco Xavier Pais de Barros, Barão de Tatuí, transformando-se em Baronesa-consorte de Tatuí. Eles foram morar no esplêndido solar de três andares, que antes pertencia a Itapetininga, localizado na “Chácara do Chá”, atual Vale do Anhangabaú.

Ali viria a ser construído o primeiro Viaduto do Chá. Mas, antes, houve uma contenda judicial, empreendida pela Baronesa de Itapetininga e pelo Barão de Tatuí, que ensejava contra a demolição do solar. O viaduto, por sua vez, se fazia necessário para ligar o centro antigo à cidade nova.

Em 1888, a obra foi adiada até que a questão fosse resolvida. Há informações de que a viúva só deixou o solar sob escolta policial. Por fim, meses depois, a necessidade urbanística venceu a tradição e houve a demolição. Talvez fosse melhor atender à reivindicação dos barões, conservando o solar às futuras gerações e preservando um pouco da história, tendo aberto um precedente para conservar outras relíquias urbanas, como o prédio do Automóvel Club, fundado em 1908.

Conforme descreveu a pesquisadora Heloisa Buarque de Almeida: “A partir dos anos 1930, o centro de São Paulo começou a se deslocar. O espaço do Triângulo ficou pequeno demais para a cidade e, aos poucos, apareceu uma nova centralidade, do outro lado do Anhangabaú, entre as praças Ramos de Azevedo e da República. Como costuma acontecer quando há este tipo de mudança, o centro antigo sofreu uma degradação e o novo aparece como ‘a melhor parte’, o lado ‘mais fino da cidade’.”

 

A pacata Rua Barão de Itapetininga no começo do século XX. Foto: Guilherme Gaensly. Coleção: Pedro Corrêa do Lago.

 


Fonte de consultas e imagens: “Lembranças de São Paulo – A capital paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças.


Publicação:
Segunda-feira | 20 de janeiro de 2025.


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