Domingo, 24 de Setembro de 2017 às 09h35


Maior rio paulista – suas águas atravessam mais de 60 municípios –, o Tietê é tão importante para o Estado que possui até data de aniversário: 22 de setembro.

Da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo

Com a extensão de 1,1 mil quilômetros, o Tietê contribui para a economia, o turismo e a geração de energia em São Paulo – nele, estão instaladas cinco usinas hidrelétricas. Como forma de celebrar a data, a Fundação Energia e Saneamento, detentora de um amplo acervo histórico que inclui fotos de trechos do Tietê desde o final do século 19, apresenta alguns destes registros na seção Memória de setembro do seu boletim.

 

Ponte Grande sobre o Rio Tietê, em São Paulo – SP, e que seria substituída pela Ponte das Bandeiras. Ca 1896 - 1900. Foto: Gaensly & Lindemann

 

Com o projeto de digitalização do acervo aerofotogramétrico da instituição em andamento, que também inclui a produção de um mapa-índice de base histórico-geográfica do Estado de São Paulo, a equipe do Núcleo de Documentação e Pesquisa vem trabalhando na digitalização e organização de serviços de levantamento aéreo que registram, por exemplo, trechos do Rio Tietê na Capital antes de sua retificação, ocorrida na década de 1940.

Em um destes trechos, que estará disponível em formato digital aos pesquisadores, pode-se observar o encontro do Rio Pinheiros com o Tietê no ano de 1940, tendo ainda preservado o seu percurso original – à época, a retificação do Pinheiros já estava iniciada, em um período de predomínio de chácaras e baixa urbanização na região. Hoje, a localidade se encontra totalmente urbanizada, abrigando os bairros da Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré, além das Marginais Tietê e Pinheiros e seus rios correspondentes retificados e canalizados.

Interessados em consultar o acervo arquivístico e bibliográfico da Fundação Energia e Saneamento podem entrar em contato pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

 

Fotos: Acervo da Fundação Energia e Saneamento. Legendas – no sentido horário:
1940 – Encontro do Rio Tietê (parte superior) com o Pinheiros, em início do processo de retificação,
na atual região da Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré.
1922 – Pedestres observam o Rio Tietê em ponte no bairro Vila Maria, na zona norte da Capital paulista. Foto: Guilherme Gaensly
Rio Tietê nas proximidades da Usina de Lavras, em Salto - SP. S.d.
Rio Tietê nas proximidades da barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba - SP. 1900. Foto: Guilherme Gaensly

 

Várzea do Carmo. Fonte: Livro “Lembranças de São Paulo – A capital Paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças”. Publicado sob autorização dos autores.

Várzea do Carmo. Fonte: Livro “Lembranças de São Paulo – A capital Paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças”. Publicado sob autorização dos autores.

Leia mais sobre
HISTÓRIA DE SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações