Com o resultado, obtido em relação ao mês anterior, o 8º mês ainda é um dos melhores do ano.


Agosto foi um mês desafiador para a maioria dos setores do e-commerce brasileiro. Mas apesar da retração é o 5º melhor mês do ano para o setor. A apuração foi feita pela Conversion e está detalhada no Relatório Setores E-commerce no Brasil – realizado e entregue em setembro, refere-se ao mês anterior.

Cosméticos, Joias e Relógios

Puxado pelo Dia dos Pais, o setor de cosméticos apresentou um crescimento de 1,6%, com a Natura como grande responsável pelos resultados positivos, obtendo um aumento de 15,9% no número de acessos via web e aplicativos. Isso fez a marca brasileira entrar no Ranking dos 30 maiores e-commerces do Brasil.

O Boticário, líder do setor, teve um crescimento de 27,8% em relação ao mesmo período de 2023 e 8,2% na comparação mês a mês.

Outro setor que apresentou crescimento foi o de Joias e Relógios, com 0,7% em relação ao mês anterior. O setor foi puxado pelos bons resultados da Vivara, que cresceu 4,4% e conquistou o seu melhor resultado de 2024 até então.

Turismo, Calçados, Importados

De acordo com o relatório, o final do mês das férias (julho) fez com que o setor de turismo tivesse uma queda de quase 15% em agosto.

Entre os setores que apresentaram quedas, o setor de calçados teve um destaque negativo, com uma retração de 15,9%. Com o fim do período de férias, o turismo passou por uma queda de 14,5% em relação ao mês anterior.

Os importados também retraíram 11,1% em relação a julho. Mas apesar da queda, a Shein conseguiu subir uma posição e voltou ao primeiro lugar do setor. A empresa chinesa domina 70,6% do tráfego de aplicativos dentro do setor, com 49,9 milhões de acessos.

Marketplaces

A Shopee voltando à segunda colocação ao ultrapassar Amazon e OLX ultrapassando a Samsung que teve uma queda de 9% e perdeu a quarta colocação, são destaques na apuração de agosto, no disputadíssimo Top 10 dos maiores e-commerces do País. A Casas Bahia, com um crescimento de 4,6%, voltou ao décimo lugar e voltou ao Top 10.

Na disputa dos e-commerces chineses, a Shein aproveitou a queda de 13% do Aliexpress e retomou o sétimo lugar. Shoppe, Mercado Livre e Havan foram os três marketplaces que mais cresceram na comparação anual.

Ainda dentro do Top 10 do setor de marketplaces, três players apresentaram um crescimento considerável em relação ao mesmo período do ano passado. A Shoppe foi quem mais cresceu durante os últimos 12 meses, atingindo 19,3% de crescimento. Em segundo lugar está a Havan, com 10,1% no comparativo anual.

O líder do setor, Mercado Livre, cresceu 7,8% e reafirmou a sua posição como maior e-commerce do Brasil.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 28 de setembro, 2024


Leia outras matérias desta editoria

E-commerce: agosto fecha com queda de 5,8%, aponta relatório

Com o resultado, obtido em relação ao mês anterior, o 8º mês ainda é um dos melhores do ano. Agosto foi um mês desafiador para a maioria dos setores do e-commerce brasileiro. Mas apesar da retração é o 5º melhor mês do ano para o setor. A apuração foi...

Itens para casa apresentam crescimento no primeiro semestre, registra pesquisa

Apesar da alta inflacionária, o faturamento desses artigos cresceu 6,4%, apontam setores especializados. A produção nacional de artigos para casa registrou um crescimento de 5,3% no primeiro semestre de 2024, segundo dados do IEMI – Inteligência de...

Aliexpress ultrapassa Shein e assume a liderança no setor de importados brasileiro, aponta relatório

As gigantes asiáticas vêm se consolidando ainda mais com o crescimento recorde da Shopee e o Aliexpress ultrapassando a Shein no setor de importados. O trio já detém 15,4% do e-commerce brasileiro e continuam batendo recordes. Esse é o resultado apontado...

Shopee é o segundo maior e-commerce do Brasil ultrapassando a Amazon, saiba por quê

Empresa asiática supera pela primeira vez a Amazon e sobe no ranking dos marketplaces. Os 201 milhões de visitas registrados no mês de maio pela Shopee, com aumento de 10,8% em relação ao mês de abril, surpreendeu e colocou o marketplace agora em...

Qual a diferença entre Phydigital e Omnichanel? Aprenda e conheça 3 dicas

Atrativos como entrega das compras feitas na web ou a praticidade das possibilidades de trocas de produtos, como roupas ou calçados, geralmente precisam merecer atenção especial dos vendedores. Saiba a importância e o que significa o phydigital. Segundo a...

Dia do Frete Grátis agita o e-commerce: é 28 de abril – aproveite

Criado pelos empreendedores americanos Luke e Maisie Knowles, a data alavanca as vendas em um mês com poucos atrativos que precede uma das datas mais esperadas do ano. O Dia do Frete Grátis acontece no Brasil no dia 28 de abril este ano. Segundo pesquisa...

Após bons desempenhos, e-commerce registra primeira queda de tráfego em 2024

A avaliação foi divulgada pela Conversion, agência de SEO que mensalmente apura os resultados do e-commerce no país. Apesar da queda, perspectivas para os próximos meses apontam para uma possível retomada, com o Mês do Consumidor e Dia das Mães. Depois dos...