Ponta-direita da Seleção Brasileira, fase de Julinho Botelho na Penha agora é mundial


Domingo | 24 de maio, 2020 | 12h57

 

FUTEBOL


Faz 58 anos que um dos jogadores mais famosos do Brasil fundou um time nesse bairro da zona Leste paulistana. Seu nome é Julio Botelho, o “Flecha Ligeira”.

Por Verônica Franc
Especial para o Alô Tatuapé

Depois de uma trajetória alucinante ao lado dos craques da Portuguesa de Desportos, a Lusa, Julinho Botelho foi um dos primeiros jogadores a serem contratados por times internacionais. Comprado pela Fiorentina, time italiano, lá o atleta se consagrou mundialmente. Quando voltou foi jogar no Palmeiras fazendo parte da famosa “academia de futebol”.

Essa história é amplamente conhecida entre os cronistas desse esporte, mas Julinho fundou um time amador que existe até hoje no bairro da Penha, na Capital paulista. Seu nome é União Rio Branco E. C., e no início foi formado por garotos, boleiros e veteranos. Quem nos conta é o memorialista desse grupo, Gerson Soares, que participou no ano 2012 de um projeto que fez um rico levantamento sobre essa parte da vida do jogador.

 

Aspecto da revista alusiva aos 50 anos do União Rio Branco em navegação na plataforma ISSUU. Imagem: divulgação / ALÔ SP

 

“O trabalho ficou conhecido como ‘Projeto Cinquentenário União Rio Branco E. C. – Time fundado por Julio Botelho’ e teve como coordenador Amândio Martins, ele próprio um dos mais antigos jogadores do time fundado há 58 anos”, explica o jornalista. Segundo ele, o resultado desse trabalho foi a publicação de uma revista com 120 páginas que narra em minuciosos detalhes os fatos emocionantes e às vezes hilários sobre as aventuras dos meninos da Penha que integravam esse time.

Nesta quinta-feira (21), Amândio Martins participou de uma live no Instagram, citou a parceria com o memorialista e contou como esse trabalho pode ser uma referência para os dias de hoje, inspirado que foi na figura de um dos gênios do futebol brasileiro. Em uma matéria publicada neste sábado no site do Alô São Paulo sob o título “Julinho Botelho e parte de sua história na Penha agora é mundial”, o leitor encontrará diversos links e outros detalhes a respeito, inclusive o vídeo que mostra a vitória da Seleção Brasileira sobre a Inglaterra, dando origem a uma lenda sobre Julinho: “O homem que calou o Maracanã”.

Ídolo dos dois times onde se consagrou e de uma legião de fãs, Julinho Botelho completaria 91 anos no dia 29 julho de 2020. Falecido no dia 11 de janeiro de 2003, há 17 anos, seu exemplo ainda é lembrado pelos familiares e amigos. Graças ao empenho do coordenador do Projeto Cinquentenário e do jornalista Gerson Soares a revista agora pode ser lida em qualquer parte do mundo na plataforma ISSUU. Transformada em mídia pública após 8 anos, essa rara revista demandou um ano para ficar pronta, resgatando fatos inéditos, a memória e o exemplo deixado às novas gerações pelo titular absoluto da ponta-direita da Seleção Brasileira de Futebol.

Vale uma passada de olho ou uma longa leitura. O link de acesso gratuito é União Rio Branco E. C. – Time fundado por Julio Botelho.

Padre Adelino com vista para a Radial Leste: Paisagem mais bonita e trânsito mais organizado.

Padre Adelino com vista para a Radial Leste: Paisagem mais bonita e trânsito mais organizado.

Leia mais sobre
REPORTAGENS ESPECIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo
3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo
Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio
Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo
Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro
Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo
Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro
Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo
  • Pandemia não impede obras de infraestrutura no Brasil, vídeo

  • 3º Drive Thru Solidário acontece sábado (16) na Rua Emília Marengo

  • Governador João Doria confirma quarentena até 31 de maio

  • Pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre saída de Sérgio Moro de seu governo

  • Coletiva de imprensa convocada por Sérgio Moro

  • Conferência interministerial do governo Bolsonaro, assista ao vivo

  • Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro

  • Atualizações interministeriais do Governo Federal contra a COVID-19, ao vivo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Share This