Bolsa é entregue com 24 produtos para o bebê como banheira, termômetro para água de banho, escova, pente, tesoura, cortador de unha, além de cobertor e roupas.
Gestantes que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde da capital passam a receber, a partir deste mês, uma nova versão do kit Mãe Paulistana, que acaba de ser ampliado para 24 itens de vestuário e produtos de saúde e higiene. O enxoval gratuito oferecido pela Prefeitura faz parte do Programa Mãe Paulistana, referência para o bem-estar de grávidas e bebês na cidade de São Paulo. Outra garantia para a futura mamãe que faz o acompanhamento nos equipamentos do município é vaga na creche para a criança.
A nova versão do kit é composta por bolsa, cobertor, lençol de berço, banheira, termômetro para a água do banho, dois sabonetes líquidos, um trocador de fraldas, escova, pente, tesoura, cortador de unhas, aspirador nasal com reservatório, dois macacões longos e dois curtos, dois culotes, quatro pares de meias e um casaquinho com capuz. A bolsa com os itens para o bebê é distribuída a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gratuitamente e cerca de 6 mil kits são entregues por mês na cidade de São Paulo.
Como funciona o serviço
As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm papel essencial na atenção integral às futuras mães, possibilitando a detecção precoce de riscos na gestação. Além disso, o acompanhamento regular permite identificar e tratar doenças transmitidas verticalmente, como HIV/aids, sífilis e hepatite B, reduzindo riscos para a mãe e o bebê.
Para os recém-nascidos, o programa inclui exames essenciais, como o teste do pezinho ampliado, que identifica 50 doenças metabólicas, genéticas ou endócrinas precocemente, a Triagem Auditiva Universal, que detecta problemas auditivos, e o teste do reflexo vermelho universal, para diagnosticar doenças oculares, como catarata congênita e retinoblastoma. Além disso, os bebês recebem acompanhamento pediátrico nos dois primeiros anos de vida.
O Programa Mãe Paulistana prevê ainda gratuidade, estabelecida em lei, para concessão do bilhete de transporte vinculado à política de apoio ao acompanhamento pré-natal, reforçando o cuidado com a saúde das gestantes. Clique aqui para encontrar as unidades de saúde mais próximas da sua casa.
Além disso, para garantir uma vaga para seu filho, a mãe deverá informar seu endereço no sistema Escola Online (EOL) com o auxílio de agentes da UBS onde realiza o pré-natal. Terão vaga garantida em creches da Rede Municipal de Ensino as gestantes que iniciarem os atendimentos do programa de pré-natal até o 4º mês de gestação. Gêmeos também poderão ter vagas atendidas, desde que essa informação seja inserida no ato do pré-cadastro. A vaga será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação no mês indicado pela gestante.
Destaque – Imagem: Prefeitura de SP



