Com os novos formandos, programa alcança 19 mil atendidos. Este ano, cerca de 10 mil alunos tiveram acesso ao projeto, criado em 2023 para ajudar jovens a empreender.
Com a presença do prefeito Ricardo Nunes, nesta sexta-feira (15), foi realizada no Centro Cultural São Paulo a cerimônia de formatura de 600 jovens do Programa Meu Trampo. A iniciativa visa capacitar pessoas de 15 a 29 anos para fomentar a geração de renda por meio do empreendedorismo, estimular a autonomia financeira e fortalecer a autoestima. Desde o início, em 2023, já passaram pelo projeto 19 mil participantes, sendo aproximadamente 10 mil alunos somente neste ano.
A iniciativa faz parte da Semana das Juventudes, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e pode elevar a renda dos estudantes em até 67%. Ao discursar para os formandos, Nunes falou sobre a importância do Meu Trampo. “Hoje, na capital, estamos com o menor índice de desemprego, com 5,8%, mas, para os jovens, esse número vai para 10%. Então, é muito importante esse trabalho. Para conseguirmos isso, a gente tem que ter esse olhar para os nossos jovens, para que a gente possa oferecer essas oportunidades e termos aquilo que todos nós desejamos”.
O prefeito ressaltou ainda que é gratificante ver as pessoas progredindo. “Peço apenas que vocês abracem as oportunidades. Encerramos hoje, com este evento, a Semana da Juventude — uma programação inteira dedicada aos jovens. Para a Prefeitura, é motivo de alegria poder oferecer um ambiente favorável e seguir construindo uma cidade acolhedora e maravilhosa”, destacou.
Educação e empreendedorismo
Durante o Meu Trampo, os jovens devem frequentar um curso presencial, que conta com sete dias de atividades: cinco de aulas com quatro horas diárias e dois dedicados à mentoria. Na capacitação, os alunos aprendem sobre criação de marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado e levantamento de custos, além de divulgação e conceitos financeiros.
Após a conclusão, os participantes recebem acompanhamento especializado por 90 dias para colocar em prática o que aprenderam, garantindo a sustentabilidade dos novos negócios. “Eu achei muito interessante eles trazerem esse curso para a gente aprender a empreender, inclusive quando somos jovens, para que possamos conquistar nosso próprio dinheiro e fazer tudo certinho. Realmente, eu gostei muito do curso”, disse a formanda Isis Queiroz (foto acima), de 16 anos, estudante do 2º ano do curso técnico de Química na ETEC Raposo Tavares.
Destaque – Formatura do Meu Trampo: novos formandos veem o programa como oportunidade para alavancar o empreendedorismo em seu futuro. Foto: JFDiorio / SECOM



