Segunda-feira | 1º de agosto, 2022
Conheça as informações e os resultados do Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A instituição orienta que para participar é só procurar a Polícia Militar da sua região, ou o Conselho de Segurança local (CONSEG). Conversando com o comandante.
PARQUE SÃO JORGE
Comandante: CAPITÃO PAULO IVO
5ª CIA 8º BPM/M
Rua José Tavares de Siqueira, 179 – Parque São Jorge, São Paulo/SP
Fone: (11) 2295-9782
De acordo com o capitão Paulo Ivo, o Programa Vizinhança Solidária começou na região em 2018. Atualmente, são 15 ruas onde o PVS foi implantado, com bons resultados. Segundo ele, houve “integração entre os vizinhos, aumento da sensação de segurança e divulgação da produtividade da companhia”.
As ruas são as seguintes: Rua Cel Quartim; Rua Santa Virgínia; Rua Ten. Gelas; Rua São Jorge; Rua José Jacyntho Araújo; Rua Antônio Macedo; Rua Maria Eugênia; Rua Heitor Bariani; Rua Padre Germano Mayer; Travessa do Triunfo; Rua Luiz Ferreira; Rua Pitangui; Praça Louveira; Rua Carlota Luísa e Rua Tanquinho.
As estatísticas na área sob o comando do capitão Paulo Ivo também evoluíram, quando perguntamos sobre a redução da criminalidade: “Sim, as reduções de crimes são evidentes, não tivemos neste mês de maio [2022] nenhum homicídio, latrocínio ou estupro”.
O programa também foi implantando e já é bem-sucedido em outras cidades do interior do estado. Por isso questionamos sobre o andamento. “Todas as companhias da Polícia Militar do Estado de São Paulo devem prestar este serviço por determinação em lei, eu mesmo já implantei na cidade de Tupi Paulista.”