Segunda-feira | 1º de agosto, 2022

Continuando nesta amostragem sobre segurança, baseada em uma região abrangendo bairros que se encontram no topo dos melhores lugares para morar na capital paulista – também visados por meliantes – conversamos com os comandantes do PVS nessas áreas para saber sobre os resultados e conhecer na prática como funciona.


O Programa Vizinhança Solidária (PVS) é definido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) como “um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva”.

Outra definição importante é sobre a coletividade: “A participação aproxima os vizinhos, demonstra a importância de cada um na vigilância do local, desenvolve o sentimento de responsabilidade social, dissipa as diferenças e melhora a organização urbana.”

Em resumo: “A comunidade deve se organizar buscando a aproximação de seus integrantes para implementação do programa e escolher quem serão os tutores”, explica a PM sobre o funcionamento e implantação do programa.

Além desses três pontos, os resultados também são destaque nos bairros onde o PVS foi implantado. Para saber mais sobre esse aspecto conversamos com os comandantes do programa na região leste de São Paulo, nos bairros: Tatuapé, Parque São Jorge, Carrão, Manchester e Santa Isabel.

Em resumo, os capitães comandantes das áreas onde o programa foi implementado, confirmaram a redução dos índices de criminalidade, a integração entre os vizinhos e o sucesso do PVS. São moradores de casas e edifícios que participam da promoção da segurança local, só nas áreas citadas integram mais de 60 ruas e certamente um número acima dos milhares de famílias participantes – direta e indiretamente.

Na sequência vamos conhecer esse trabalho clicando nos botões ou nos links abaixo. Antes, é bom lembrar que após a adesão ao Vizinhança Solidária a colocação das faixas e placas é fundamental. Também é muito importante assistir ao vídeo abaixo e ver os depoimentos pessoais dos moradores, onde o programa foi implantado.

 

 

ASSISTA AOS VÍDEOS E OUÇA OS MORADORES