Segunda-feira | 1º de agosto, 2022

Queda na criminalidade, mais proximidade entre vizinhos e uma solução inteligente que tem reduzido em até 90% os índices de criminalidade nos bairros e ruas onde foi implantado: Programa Vizinhança Solidária.


Esta poderia ser uma boa descrição dos resultados dessa iniciativa. Mas o importante é a conscientização das pessoas para obtê-los. Por meio de ações coordenadas com a participação da população, o Programa Vizinhança Solidária (PVS) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) é uma grande força contra o crime.

A importância dessa iniciativa entre a PM e os vizinhos de inúmeras ruas da capital paulista e interior, vem sendo destaque desde a aprovação da lei que instituiu o programa a nível estadual e os resultados concretos podem ser observados com a satisfação dos moradores e pelos índices da própria PM.

O PVS é desenvolvido por voluntários e pode ser implantado pela PM em ruas de quaisquer bairros, onde são realizados um conjunto de medidas e palestras, como por exemplo, sobre Prevenção Primária de Sensibilização – que em resumo seria reduzir os fatores que induzem ao crime.

Material explicativo

Para facilitar a compreensão e incentivar a implantação do programa, a Polícia Militar desenvolveu materiais que podem ser impressos, as placas para serem fixadas nas residências das ruas participantes, vídeos publicados num canal especial do YouTube.

O Vizinhança Solidária da PM está assim descrito no folder explicativo: “É um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam”.

Em outra parte do impresso a Polícia Militar descreve a sua responsabilidade e a dos integrantes da comunidade ou seus representantes, para a implantação do programa, assim como a realização de palestras de conscientização sobre ações de prevenção primária acerca de medidas básicas de segurança pessoal e coletiva. “A comunidade deve se organizar buscando a aproximação de seus integrantes para implementação do Programa e escolher quem serão os tutores.”

“Na prática é um programa de adesão voluntária, aberto a qualquer pessoa e pode ser implantado em qualquer comunidade”, informa a Polícia Militar em seu material de divulgação. Os interessados podem baixar ou visualizar os materiais. Acesse neste link.

O site da PM explica: “Qualquer pessoa poderá participar do Programa Vizinhança Solidária de forma proativa, tratando dos assuntos que impactam, direta ou indiretamente, na segurança pública de sua localidade. Para isso é preciso procurar a Polícia Militar da sua região, o Conselho de Segurança local (CONSEG) ou o TUTOR escolhido para intermediar as ações junto à comunidade”. Acesse neste link.

POLUIÇÃO SONORA DOS VIGIAS NOTURNOS MOTORIZADOS


Levantamento inédito que vem sendo elaborado há mais de 18 meses pela equipe de jornalismo do portal Alô Tatuapé, e só agora publicado, está mostrando séries de reportagens para esclarecer à população, autoridades, justiça e membros da área da saúde, quanto aos males que podem ser causados por essa atividade ao permitirem o uso de sirenes com 120 decibéis de pressão sonora, durante as noites e madrugadas na capital e interior do estado de São Paulo.

CLICK NOS RESPECTIVOS LINKS DO SEU INTERESSE PARA LER AS SÉRIES DE REPORTAGENS E ASSISTIR AOS VÍDEOS.


ATO ILEGAL PREJUDICA A SAÚDE HUMANA: CLIQUE NAS IMAGENS, ASSISTA AOS VÍDEOS E OUÇA O VOLUME DAS SIRENES