Segunda-feira | 1º de agosto, 2022

Conheça as informações e os resultados do Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A instituição orienta que para participar é só procurar a Polícia Militar da sua região, ou o Conselho de Segurança local (CONSEG). Conversando com o comandante.

TATUAPÉ E JARDIM ANÁLIA FRANCO
Comandante: CAPITÃO LIMA
1ª CIA 8º BPM/M
Rua Antônio Camardo, 69 – Tatuapé, São Paulo/SP
Fone: (11) 2294-3046


Conforme nossa conversa com o capitão Lima, o Programa Vizinhança Solidária começou nessa região em 2015, “sendo que em 2016 tomou a forma que possui hoje”.

As informações demonstram o rápido engajamento dos moradores do Tatuapé e Jardim Anália Franco. Talvez, por ser uma das regiões paulistanas bastante visadas pelos meliantes. “O PVS já está implantado em 38 ruas, abrangendo 759 casas e 6 edifícios,” expôs o capitão.

Quanto aos resultados, o comandante destaca: “Os maiores resultados são a conscientização das pessoas quanto a cuidarem de sua segurança e também da segurança da vizinhança, o ganho de proximidade da Polícia Militar com a comunidade e a melhora da sensação de segurança das pessoas”.

A implantação do PVS confirma a redução nos índices de criminalidade. “Os dados estatísticos oficiais são mensurados em geral tomando-se por base uma região que corresponde a toda área de responsabilidade de uma Companhia da Polícia Militar e um Distrito Policial. Para definição de estratégias de atuação e verificação da eficácia do programa são realizadas análises pontuais em micro regiões e logradouros específicos, e em geral observa-se queda de índices criminais após a implantação do PVS.”

Concluindo nossa entrevista, o capitão Lima realça o mérito do Vizinhança Solidária. “O PVS é uma importante ferramenta para melhor cuidar da vizinhança, desperta o sentimento de pertencimento ao bairro e provoca o fomento da integração entre os vizinhos, fundamental para seu sucesso. Em inúmeras cidades no estado há o PVS”.

 

 

ASSISTA AOS VÍDEOS E OUÇA OS MORADORES