Atual gestão da Prefeitura de São Paulo foi reconhecida na categoria ”Transporte Limpo e Confiável” por modelo inovador para aquisição de ônibus elétricos.
A Prefeitura de São Paulo recebeu na terça-feira (4) o prêmio internacional Local Leaders Awards (Líderes Locais Pelo Clima), da Bloomberg Philanthropies, por seu programa de eletrificação da frota de ônibus, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.
A cidade de São Paulo venceu na categoria “Transporte Limpo e Confiável” pela criação de um modelo inovador para aquisição e financiamento de ônibus elétricos no transporte público, que obteve R$ 6,5 bilhões junto a instituições nacionais e internacionais. O modelo de São Paulo foi vencedor junto com a iniciativa de Oslo (Noruega). Também concorreram na categoria as cidades de Belize (Belize), Jakarta (Indonésia) e Belo Horizonte (Brasil).
São Paulo avança na eletrificação da frota
A premiação da Bloomberg Philanthropies destaca projetos de impacto real na redução das emissões e na melhoria da qualidade de vida urbana e é realizada em parceria com a C40 Cities, rede global de prefeitos de grandes cidades que se unem para enfrentar a crise climática e promover um futuro mais sustentável.
Em mais uma ação que demonstra o avanço de São Paulo na eletrificação da frota, na tarde de segunda-feira (3), o prefeito Ricardo Nunes entregou mais 60 ônibus elétricos para a população, ultrapassando a marca de 1.000 veículos totalmente sustentáveis e com zero emissão de poluentes à disposição da população, consolidando a capital paulista como a maior frota movida a energia limpa do Brasil.
Sistema Bess
Além da premiada criação de um modelo inédito de subvenção para a aquisição de ônibus elétricos, a Prefeitura de São Paulo também tem acelerado a virada energética da frota do transporte coletivo ao trazer ao Brasil o sistema BESS (Battery Energy Storage System).
A tecnologia é composta por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados diretamente nas garagens dos ônibus. Os dois primeiros contratos foram assinados com as concessionárias A2 e Auto Bless.
Destaque – Ônibus elétricos de São Paulo em frente ao Estádio do Pacaembu. Foto: Prefeitura de SP



