Recentemente, um jovem paulistano, que migrou para Sydney na Austrália, disse o seguinte: “Aqui eu posso caminhar na rua sem me preocupar se alguém vai me roubar”. E questionamos: Mas e à noite? “A qualquer hora”, comentou o brasileiro.


Neste momento, São Paulo também está trabalhando para melhorar a sensação de segurança da população. A cidade possui uma área de 1,5 mil km² e, se levarmos em conta a Região Metropolitana, alcança 7,9 mil km², com populações de 11,4 mil e 20,7 mil habitantes, respectivamente. Enquanto Sydney tem área de 12,1 mil km² e população de 5,5 mil habitantes. Assim, como em São Paulo, incluem-se os subúrbios. O brasileiro reside em uma área suburbana da cidade australiana.

Utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, o Smart Sampa foi criado em agosto de 2023, e em menos de dois anos, já se converteu em um sistema no qual a população passou a acreditar. Integrado ao banco de dados de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), tem conquistado progressos e vem atraindo a atenção.

 

Painel do Prisômetro no centro histórico de São Paulo. Foto: Prefeitura de SP / SECOM

 

Prisômetro

Além disso, 66% dos entrevistados aprovam o Prisômetro e 65% o consideram muito importante. O Prisômetro é um placar de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico, que fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa.

Na quarta-feira (21), um homem foragido da Justiça da Bahia foi identificado no Terminal Parque D. Pedro é preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). No dia 6 de maio, um estuprador condenado a 27 anos de detenção foi preso na zona Leste, e um assassino condenado a oito anos no Ceará por homicídio, detido na zona Norte. Ambos estavam foragidos desde o ano passado.

O programa já auxiliou na prisão de 1.173 foragidos desde outubro do ano passado, quando começou a fazer a contagem, além da prisão de 2.443 pessoas em flagrante e na localização de 62 desaparecidos.

Aperfeiçoamentos

Em recente viagem à China, a comitiva paulistana visitou a Hikvision, uma gigante tecnológica mundial, para ampliar as funções do Smart Sampa, que já se tornou o maior programa de monitoramento por câmeras do país, com 25 mil equipamentos instalados em pontos estratégicos em toda a cidade de São Paulo.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a expectativa é de que as novas tecnologias e soluções da Hikvision sejam rapidamente implementadas, tornando a cidade mais segura e inteligente. “Estamos impressionados com o que a tecnologia pode fazer em favor do cidadão contra o crime”, afirmou o prefeito. “Com a inteligência artificial, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dando mais segurança, principalmente.”

Entre os avanços do sistema apresentados, está a possibilidade de se levantar o histórico de quem estava dirigindo um veículo roubado ou furtado, cujas imagens tenham sido captadas pelas câmeras. Também é possível exibir a velocidade com que esse veículo está passando, local e movimentação. Todas essas informações ficam visíveis no painel de apresentação.

Rede privada

Nos últimos seis meses, o sucesso do Smart Sampa da Prefeitura de São Paulo, atraiu a rede privada de segurança e o número de câmeras integradas vem aumentando sensivelmente. Até o mês de abril deste ano, foram 5,7 mil integrações, principalmente feitas por condomínios – veja no final desta matéria como participar.

Os dados do mês passado mostram que o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%, passando de 4 mil em novembro de 2024 para 5.699 em abril, das quais 90% são de condomínios. Atualmente, cerca de 25% das 25 mil câmeras em operação na capital pertencem a empresas e estabelecimentos particulares que se integraram voluntariamente ao sistema municipal.

 

Comitiva do Cioeste em visita à central de monitoramento do Smart Sampa. Foto: Prefeitura de SP / SECOM

 

Sucesso chega a outros municípios

Os prefeitos das 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo já se manifestaram no sentido de criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa. O anúncio foi feito durante a visita do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana) à central do Smart Sampa, no dia 16 de maio.

“A nossa ideia é integrar toda a região metropolitana Oeste com as câmeras do sistema da capital”, disse o prefeito de São Roque, Guto Issa, presidente do Cioeste. Os prefeitos ressaltaram que, como o crime muitas vezes não respeita os limites entre os municípios, um sistema de monitoramento interligado poderia ser mais efetivo para a segurança. “No caso daquele bandido que vai sair da capital e assaltar, por exemplo, em Osasco ou vice-versa, as câmeras integradas do consórcio poderão atuar, como já está acontecendo aqui”, ressaltou Issa.

Em visita a São Paulo nesta semana, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também ficou admirado com o Smart Sampa e disse que iria trabalhar para ter o sistema em sua cidade. “São Paulo é case para o Brasil inteiro”, disse e enfatizou o apelo dos mineiros para levar o sistema a Minas Gerais.

Pesquisas

Pesquisa realizada pelo CATI/IPESPE e divulgada em meados de abril apontou que a maioria absoluta da população, incluindo todas as faixas etárias, níveis de instrução e rendas, aprova o Smart Sampa, com 89% dos pesquisados totalmente a favor do programa. A maioria dos entrevistados (78%) tem conhecimento do sistema, indicando que ele alcança boa visibilidade pública.

 

Câmeras do Smart Sampa na Avenida Paulista em São Paulo. Foto: Prefeitura de SP / SECOM

 


Destaque – Central de monitoramento do Smart Sampa em São Paulo. Foto: Prefeitura de SP / SECOM


Leia outras matérias desta editoria

Diplomatic Talks: Governo de SP reforça diálogo internacional sobre políticas públicas

Iniciativa visa apresentar principais projetos das secretarias do Estado para outros países. O Governo de SP deu início ao Diplomatic Talks neste mês com o objetivo de aprofundar o diálogo entre os secretários de Estado e o corpo diplomático e consular...

33ª Marcha para Jesus reúne milhões de pessoas nas ruas de São Paulo

Com mais de 20 mil caravanas de todo o país, Marcha para Jesus leva multidão às ruas da cidade. A 33ª edição da Marcha para Jesus aconteceu nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e carregou um significado especial ao coincidir com a idade de...

Enel – Multinacional faz clientes reféns pela essencialidade dos serviços prestados em SP, maior cidade da América do Sul

Enel repete as operações de cobranças indevidas aos milhares em SP, consumidores não sabem a quem recorrer. A operação está sendo repetida neste momento em que o prefeito da capital paulista denuncia articulações para a prorrogação da concessão da...

O que a Enel SP está fazendo para resolver as cobranças de contas indevidas?

Essa é a pergunta para a qual os consumidores não encontram respostas. Mas não é só isso. Questionamos quantos consumidores estão sendo lesados com os valores abusivos e qual é o suposto ‘lucro’ que isso gera? A pergunta procede, pois das quase 19 mil...

Enel SP: faturando milhões de reais do dia para a noite às custas de cobranças indevidas?

Em janeiro de 2023, alertamos que as cobranças indevidas já vinham acontecendo. O formato, naquele momento, era fazer com que os vencimentos das contas ocorressem até três vezes em 30 dias, sendo mais comum dois vencimentos coincidindo no mesmo mês (leia...

Tarifa social também entra nos aumentos abusivos da Enel SP

Separamos um depoimento para exemplificar e novamente questionar a companhia, se e como esses aumentos abusivos atingem as classes menos privilegiadas. Ao conversarmos com a assessoria da Enel SP, levantamos uma questão sensível, no que diz respeito à...

Atendimento nos canais da Enel SP não apresenta soluções

A Enel SP respondeu sobre as cobranças indevidas e outros questionamentos que nossa equipe levou ao conhecimento da companhia. Acompanhe. Fazer um levantamento sobre cobranças desproporcionais que estão sendo praticadas, sem soluções pelos canais de...