Domingo | 24 de abril, 2022

Um dos modelos elétricos mais cobiçados da atualidade, o modelo ainda tem uma versão voltada para a autonomia, o Tesla S Long Range, que custa um pouco menos.


A Tesla é uma das pioneiras na fabricação de carros elétricos no mundo. Seus modelos são os X, Y, 3 e S – que já podem ser adquiridos no Brasil, mas o preço ainda é bem alto. Vamos conhecer o top de linha da fabricante americana.

Enquanto nos Estados Unidos o preço do modelo S Plaid parte dos US$ 137.440 mil doláres – de acordo com a revista Car and Driver –, no Brasil o carro custa R$ 1.179 milhão de reais, como divulgado pela Direct Import. A versão voltada para quem gosta de autonomia e não se importa tanto com a velocidade sai por US$ 101.440 mil dólares e R$ 889 mil reais, respectivamente.

A pesquisa Ipsos Drivers 2022, divulgada no dia 14 de abril, revela que o preço dos carros elétricos no Brasil é o motivo que mais impede a compra. Das principais razões para não ter ou não dirigir um carro totalmente elétrico no país, a questão do preço aparece em primeiro lugar na lista para 49% dos entrevistados. Em seguida, a falta de estações de recarga é citada como preocupação para 38%.

Design, desempenho e autonomia

Com um coeficiente de arrasto de apenas 0,208 Cd, o mais baixo do planeta, o Model S é construído para velocidade, resistência, alcance e teve a aerodinâmica aprimorada. Com altíssima performance, o Plaid atinge os 100 km/h em apenas 2 segundos e a velocidade pode atingir os 322 km/h, o que lhe confere o título de hipercarro. A versão Long Range fica na considerável aceleração de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e máxima de 250 km/h.

Ambos os modelos estão voltados para o mercado de alto luxo e entre os veículos elétricos mais rápidos do mundo. Quanto a autonomia, o modelo S Plaid alcança 611 quilômetros e o S Long Range 663 quilômetros. Em apenas 15 minutos é possível carregar as baterias para rodar mais 300 quilômetros.

Segurança

A segurança se destaca desde a concepção dos modelos S. Sua estrutura metálica foi projetada usando uma combinação de alumínio e aço, para total resistência em todas as áreas criticas e o modelo detém o recorde da segunda menor probabilidade de lesão corporal dos ocupantes, classificação dada pela agência norte-americana para segurança veicular (NHTSA).

Veículo futurista, com 1020 cv de potência, tem um porta-malas generoso e um extra na parte frontal. Em um teste, a Car and Driver afirmou que o carro é tão rápido que “vai te deixar tonto”. Ainda no âmbito do veredito da revista, “a cabine não é tão boa quanto o preço sugere”, avaliando que “o infoentretenimento pode distrair o condutor”. Ao mesmo tempo avalia que “se a Tesla parasse de fabricar carros amanhã, o legado da empresa ainda estaria consagrado graças a este carro”.