Equipamentos como AMAs, UPAs e PSs possuem equipes de Saúde Bucal. Acesse os links para obter mais informações e atendimentos.
A Prefeitura de São Paulo divulga que a rede municipal de saúde oferece atendimento de urgência para casos odontológicos. Urgências odontológicas são situações que, embora não potencializem o risco de morte para o paciente, determinam prioridade para o atendimento. São considerados urgências casos como dores agudas causadas por problemas endodônticos (tratamento de canal), inflamações ou infecções envolvendo dentes do siso, infecções pós-operatórias, abscessos dentais, fratura dental, entre outras.
As unidades pré-hospitalares, como Prontos-Socorros (PSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Atendimento Médico Ambulatorial (AMAs), algumas com funcionamento 24h, oferecem o atendimento odontológico de urgência por meio de equipes preparadas para executar procedimentos necessários para o alívio de dores agudas, drenagem de abcessos, extração de dentes, restauração e outros.
Além disso, casos de urgência também podem ser atendidos por meio das 440 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem atendimento odontológico, que contam com 888 equipes de saúde bucal. Ao procurar qualquer unidade de saúde da capital, é importante levar o seu cartão SUS. Caso ainda não possua, levar documento de identidade e comprovante de residência para fazer o cadastro na hora.
Para encontrar o serviço mais próximo, é possível utilizar a ferramenta BUSCA SAÚDE.
Veja a relação dos equipamentos que oferecem serviço de urgência odontológica e informe-se sobre próteses dentárias (não consideradas urgências).
Destaque – Imagem: Getty Images / +aloart
Publicação:
Segunda-feira | 30 de Dezembro, 2024