Locais de avaliação estarão abertos a partir de 12h30 para recepção dos candidatos; mais de 64 mil inscritos devem prestar o exame em todo o estado. Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Administração mantêm posição de cursos mais procurados no processo seletivo.


A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) será aplicada neste domingo (6), às 13h30, em unidades de ensino de todo o Estado de São Paulo. Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h30 e fechados, impreterivelmente, no horário de início da avaliação. O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, recomenda que o candidato chegue com antecedência para localizar a sala e evitar imprevistos.

Os locais de prova estão disponíveis no site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O participante poderá responder à avaliação em até quatro horas. Após o início do exame, é obrigatória a permanência na sala até, no mínimo, as 15h30. A partir desse horário, será permitido deixar o local e levar o caderno de questões.

Para fazer a prova, o candidato deverá apresentar:

:: Documento de identidade original com foto, em bom estado de conservação;
:: Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Formatos de prova – A estrutura do exame varia de acordo com o tipo de curso escolhido:

:: Cursos técnicos (primeiro módulo – presencial, semipresencial ou online): 50 questões de múltipla escolha, com conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, além de competências e valores que estimulam o pensamento crítico e a responsabilidade social.
:: Vagas remanescentes (segundo módulo): 30 questões relacionadas às competências do primeiro módulo da habilitação técnica escolhida. O candidato precisa acertar, no mínimo, 16 questões para ser classificado.
:: Especializações técnicas: prova com 30 questões objetivas sobre conhecimentos específicos da habilitação técnica anterior.
Exceção: candidatos à especialização em Gestão de Projetos (EaD) responderão a 30 questões divididas igualmente entre Português e Comunicação (15) e Matemática (15).

O Manual do Candidato e os detalhes sobre os conteúdos das provas podem ser consultados no site vestibulinho.etec.sp.gov.br.

Cursos mais procurados

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) para o segundo semestre de 2025 registrou alta procura por formações nas áreas de tecnologia da informação, saúde e gestão. Entre os cursos presenciais, Desenvolvimento de Sistemas, da Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, obteve o maior índice de candidatos por vaga: 6,03.

Na sequência, estão Enfermagem, na Etec Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto (5,65 candidatos por vaga); e Administração, na Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes (5,63). Também destacaram-se os cursos técnicos em Farmácia, Nutrição e Dietética, além de versões semipresenciais de Administração e Desenvolvimento de Sistemas, com parte das aulas ministradas online.

Ensino à distância

Os cursos técnicos oferecidos na modalidade online também registraram boa procura, com 9.635 inscritos. O curso de Desenvolvimento de Sistemas concentrou o maior número de candidatos, com 2.736 inscritos, para 900 vagas, o que representa mais de três candidatos por vaga. Administração teve 2.202 inscritos, para 1,2 mil vagas, enquanto a especialização em Gestão de Projetos registrou 1.721 inscritos, para 720 vagas.

Os cursos de Guia de Turismo e Transações Imobiliárias é um dos destaques, com aproximadamente 1,5 candidato por vaga. Secretariado (400 inscritos para 300 vagas) e Comércio (348 inscritos para 300 vagas) completam a lista, ambos com número de inscritos superior ao de vagas disponíveis.

O polo de educação a distância da Etec Prof. André Bogasian, de Osasco, lidera o ranking, com 198 inscritos. Na sequência, estão as Etecs Getúlio Vargas (195 inscritos) e Martin Luther King (178), ambas da Capital.

No total, o processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2025 somou 64.283 inscritos para as vagas distribuídas por todo o Estado


Destaque – O participante poderá responder à avaliação em até quatro horas. Foto: Governo SP


Leia outras matérias desta editoria

Prontos pro Mundo: estudantes desembarcam em SP depois de três meses Austrália

Os 79 alunos da rede estadual de ensino público que participaram do programa desembarcam em Guarulhos nesta terça e quarta-feira. Na bagagem, a experiência de conviver em um país de língua inglesa e recordações para a vida. Nesta terça e quarta-feira, dias...

Aluna da rede estadual de ensino conta suas experiências como intercambista na Austrália

O intercâmbio estudantil que está sendo proporcionado pelo governo paulista é uma iniciativa importante e um incentivo à dedicação aos estudos. A experiência, na qual um estudante passa um período em outro país para estudar, visa a imersão cultural, a...

Vestibulinho das Etecs em São Paulo: provas serão neste domingo – conheça os cursos mais procurados

Locais de avaliação estarão abertos a partir de 12h30 para recepção dos candidatos; mais de 64 mil inscritos devem prestar o exame em todo o estado. Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Administração mantêm posição de cursos mais procurados no...

Cristo Redentor iluminado em azul em homenagem à Estácio

Leia outras matérias desta editoria

Alunos da rede municipal de ensino de São Paulo recebem óculos para melhorar desempenho escolar

Prefeitura já entregou mais de 45 mil óculos para estudantes, através do Programa Avança Saúde Escolar – Oftalmologia que garante o acesso gratuito à atendimentos oftalmológicos e à correção visual na rede pública da capital. Os alunos com alguma...

Governo de SP anúncia 1,2 bilhão para modernização das Etecs e Fatecs do Estado

Obras emergenciais de infraestrutura começam nas próximas semanas e terão um investimento inicial de R$ 52 milhões. O Governo de SP anunciou nesta segunda-feira (16) um plano de investimento de R$ 1,2 bilhão para modernização da infraestrutura das Etecs e...

Unicamp – Festival de Budo celebra 130 anos de amizade Brasil-Japão

A programação contou com competições e demonstrações de Judô, Karatê, Aikidô e Kendô, combinando ensino, pesquisa e extensão. O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) se transformou em um espaço de integração cultural durante o Festival de Budo,...