Locais de avaliação estarão abertos a partir de 12h30 para recepção dos candidatos; mais de 64 mil inscritos devem prestar o exame em todo o estado. Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem e Administração mantêm posição de cursos mais procurados no processo seletivo.
A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) será aplicada neste domingo (6), às 13h30, em unidades de ensino de todo o Estado de São Paulo. Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h30 e fechados, impreterivelmente, no horário de início da avaliação. O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, recomenda que o candidato chegue com antecedência para localizar a sala e evitar imprevistos.
Os locais de prova estão disponíveis no site vestibulinho.etec.sp.gov.br. O participante poderá responder à avaliação em até quatro horas. Após o início do exame, é obrigatória a permanência na sala até, no mínimo, as 15h30. A partir desse horário, será permitido deixar o local e levar o caderno de questões.
Para fazer a prova, o candidato deverá apresentar:
:: Documento de identidade original com foto, em bom estado de conservação;
:: Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.
Formatos de prova – A estrutura do exame varia de acordo com o tipo de curso escolhido:
:: Cursos técnicos (primeiro módulo – presencial, semipresencial ou online): 50 questões de múltipla escolha, com conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, além de competências e valores que estimulam o pensamento crítico e a responsabilidade social.
:: Vagas remanescentes (segundo módulo): 30 questões relacionadas às competências do primeiro módulo da habilitação técnica escolhida. O candidato precisa acertar, no mínimo, 16 questões para ser classificado.
:: Especializações técnicas: prova com 30 questões objetivas sobre conhecimentos específicos da habilitação técnica anterior.
Exceção: candidatos à especialização em Gestão de Projetos (EaD) responderão a 30 questões divididas igualmente entre Português e Comunicação (15) e Matemática (15).
O Manual do Candidato e os detalhes sobre os conteúdos das provas podem ser consultados no site vestibulinho.etec.sp.gov.br.
Cursos mais procurados
O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) para o segundo semestre de 2025 registrou alta procura por formações nas áreas de tecnologia da informação, saúde e gestão. Entre os cursos presenciais, Desenvolvimento de Sistemas, da Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, obteve o maior índice de candidatos por vaga: 6,03.
Na sequência, estão Enfermagem, na Etec Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto (5,65 candidatos por vaga); e Administração, na Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes (5,63). Também destacaram-se os cursos técnicos em Farmácia, Nutrição e Dietética, além de versões semipresenciais de Administração e Desenvolvimento de Sistemas, com parte das aulas ministradas online.
Ensino à distância
Os cursos técnicos oferecidos na modalidade online também registraram boa procura, com 9.635 inscritos. O curso de Desenvolvimento de Sistemas concentrou o maior número de candidatos, com 2.736 inscritos, para 900 vagas, o que representa mais de três candidatos por vaga. Administração teve 2.202 inscritos, para 1,2 mil vagas, enquanto a especialização em Gestão de Projetos registrou 1.721 inscritos, para 720 vagas.
Os cursos de Guia de Turismo e Transações Imobiliárias é um dos destaques, com aproximadamente 1,5 candidato por vaga. Secretariado (400 inscritos para 300 vagas) e Comércio (348 inscritos para 300 vagas) completam a lista, ambos com número de inscritos superior ao de vagas disponíveis.
O polo de educação a distância da Etec Prof. André Bogasian, de Osasco, lidera o ranking, com 198 inscritos. Na sequência, estão as Etecs Getúlio Vargas (195 inscritos) e Martin Luther King (178), ambas da Capital.
No total, o processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2025 somou 64.283 inscritos para as vagas distribuídas por todo o Estado
Destaque – O participante poderá responder à avaliação em até quatro horas. Foto: Governo SP