Gerson Soares
Atualizado em 20/03/2014 às 9h16
Hoje (20), vence a fatura onde consta a cobrança indevida de R$ 193, 90 por um assinatura de TV a cabo e o serviço Net Virtua de internet no valor de R$ 74,90, este corretamente instalado e em uso. Já são 84 dias, quase três meses, que a assinatura foi cancelada e a reportagem abaixo mostra todo o transtorno que um assinante da Net precisa passar para ter seus direitos respeitados.
Ontem foi agendada uma visita, onde o assinante deveria aguardar o técnico das 14h às 18h e comprovar que não está utilizando o chamado ponto da Net em sua residência. O assinante possui comprovante de retirada de um dos aparelhos (HDTV) no dia 04 de janeiro de 2014, sendo que o técnico que o retirou recusou-se a levar o aparelho digital que estava ligado ao segundo ponto na residência, alegando que outro funcionário viria retirá-lo.
De fato, o assinante recebeu uma ligação momentos depois da retirada do HDTV, dizendo que um técnico iria ao local da instalação para retirada do aparelho digital, fato que não ocorreu. O aparelho encontra-se até hoje na casa do assinante guardado numa sacola.
Para que fique claro, esse assinante já está utilizando o serviço de TV a cabo de outra operadora desde janeiro em sua residência, conforme comprova.
Depois de 39m43s conversando com a atendente da Net, hoje foi agendada, mais uma vez, nova visita para amanhã (21), onde o técnico deverá comprovar que o assinante não utiliza o serviço da Net, submetendo-o ao constrangimento de ter sua privacidade invadida, questionando sua integridade, pois deverá constatar que o aparelho da operadora não está instalado nas TVs da residência.
Apesar desse absurdo, até por já ter sido reconhecido o erro operacional e sistêmico em fevereiro e assinatura cancelada em dezembro, mesmo assim ficou acordado que o técnico viria entre às 11h e 15h do dia 21 de março. É aviltante colocar em risco a segurança das famílias agindo dessa forma antiquada. Se o sinal da operadora é feito através de computadores eles certamente podem interrompê-lo, como é feito na falta de pagamento.
Sendo assim não é necessário que alguém reviste a residência do assinante para fazer tal constatação. Bastaria cortar o sinal e exigir a entrega dos aparelhos depois do cancelamento da assinatura, dentro dos devidos prazos e agendamentos. Mas a Net não age assim.
Quanto ao vencimento de hoje, segundo a atendente, será enviada uma nova fatura para a cobrança do Net Virtua com outro vencimento e o valor da assinatura cobrada indevidamente irá para análise do departamento financeiro.
Atualizado em 19/03/2014 às 12h19
Hoje (19), entramos em contato com a Net Serviços para falar sobre a cobrança absurda, referente a uma assinatura reconhecidamente cancelada em dezembro (conforme as faturas das imagens). A atendente concluiu que no sistema a assinatura constava em aberto, diferente do que demonstram as faturas enviadas pela empresa nos meses de janeiro e fevereiro.
A solução encontrada pela atendente, depois de quase 30 minutos ao telefone, é de que deveria ser feita uma inspeção por um técnico da Net no domicílio do assinante para verificar se o aparelho constava na residência. O que não conseguimos entender plenamente.
O assinante ficou à disposição, mas teria de ficar aguardando a visita do técnico das 12h às 18h de hoje, caso contrário o valor continuaria sendo cobrado.
18/03/2014 às 15h17
Mesmo depois de cancelar a TV por assinatura, ou quaisquer outros serviços da Net Serviços, clientes continuam recebendo contas e cobranças indevidas.
Março é o mês do consumidor, 14 é o dia dele e nesta semana também se comemora aquele que faz a roda da economia girar. Afinal, todas as ações da área produtiva da indústria, do comércio e de serviços do país estão voltadas para eles, os consumidores. Assim, este mês deve ser comemorado.
Mas algumas empresas insistem em tentar ludibriá-los e confundi-los. E pelo que provamos é o caso da Net Serviços de Comunicação. Prática comum, conhecida entre os consumidores – que alegam ter sérios problemas para cancelamento de assinaturas, por quaisquer motivos –, esta é uma das empresas blindadas pelo atendimento eletrônico, impessoal e distante daquele que paga as contas, o consumidor.
Uma das práticas mais nocivas da Net é enviar cobranças indevidas. Algumas chegam até ser canceladas, descontadas, mas o assinante deverá percorrer o calvário do atendimento eletrônico e por fim, depois de muito tempo perdido – 30, 40, 60 minutos ao telefone, investimento que poderá retornar para o grupo que lidera a empresa (leia no box mais à frente) – a ligação cai propositalmente ou a atendente desliga. E o calvário recomeça. Ainda é possível que o assinante faça o pagamento por descuido, o que para ele é muito ruim. No entanto, engorda o faturamento do grupo que controla a empresa atualmente.
Essas práticas antiéticas fazem com que o comemorado consumidor sinta-se prejudicado, aviltado em seus direitos e muito pior do que isso, prejudica todos os esforços de empresas sérias que procuram agir com honestidade, trabalhando para um país melhor e mais justo. Principalmente, quando vemos as propagandas veiculadas e as promoções da Net, que escamoteiam aquilo que ela na verdade oferece. São milhares que desistem das contratações, mas a boa publicidade traz milhões – com a palavra o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
A Net produz o anticomércio e parece que todos já se acostumaram a isso. Há anos estamos ouvindo falar e comprovamos na carne esse costume. Esta não é a única empresa que cria a desconfiança e o temor de pessoas que trabalham e pagam suas contas em dia, existem outras. Mas nos atemos nesta oportunidade aos serviços da Net e aos distúrbios que sua prática nociva causa ao país e às pessoas de bem, transformando alegria, diversão e entretenimento (no caso da TV a cabo) em mau exemplo de gestão. Os assinantes só querem ter um serviço e pagar por ele.
Porém, se desejarem, a qualquer momento têm o direito de fazer cancelamentos e ter seus registros devidamente apontados nesse sentido e as cobranças devida e corretamente suspensas. Ao contrário disso, depois de cancelarem uma assinatura ou não obterem aquilo que contrataram, optando por uma reclamação ou o fim dos serviços, acabam se sujeitando a pagar as cobranças indevidas da Net ou terão seus nomes enviados para os serviços de proteção ao crédito, ficando a mercê de um sistema antropófago que engole o próprio cliente e aposta nos milhões de outros que virão.
A Net com suas práticas abusivas – apostando nas limitações do sistema judiciário, na propaganda que faz – atrai para sua teia milhares de novos consumidores, interpondo-se entre aqueles que já não suportam a desonestidade, que pretendem transformar o Brasil num país respeitável. Uma árdua tarefa, mas que nos induz a tomar atitudes de repugna como esta, a favor dos bons costumes.
PROCON: 5.500 denúncias entre 2012 e 2013
No Procon, a empresa Net está entre as mais reclamadas. Somente nos anos de 2012 e 2013 foram mais de 5.500 reclamações, o que leva a quase 80 reclamações por dia!
Por trás da parte de telefonia, está o grupo mexicano América Móvil, nome da 2ª maior operadora de telefonia fixa do país que surgiu na fusão da Claro, Net e Embratel em meados do ano passado e deve tomar mais corpo em 2014, faturando bilhões.
Para o consumidor, que não tem nada para comemorar no seu dia, mês ou semana, o que importa neste momento não é o fantástico faturamento do grupo mexicano que se avoluma no país ou a quem pertence a empresa Net, são as cobranças indevidas e abusivas, serviço não fornecido, vícios de qualidade, entre outras práticas intoleráveis.