Contando com mais de 30 palestras, o encontro acontecerá no dia 29 de setembro (domingo). Mais de mil maçons devem participar deste que é o maior congresso maçônico do país.
Nesta sua XXIX edição, a cumprir-se no próximo domingo, 29, a Jornada Maçônica do Brasil apresentará mais de 30 palestras de forma híbrida, com apresentações presenciais e online, das 9h às 13h30, a partir do Tatuapé, zona leste de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feita até a data do evento.
Organizado pela Associação Cultural Assistencial Obreiros do Leste (ACAOL), o notável evento deverá reunir mais de mil irmãos – fraterno tratamento que identifica os integrantes da Maçonaria.
Temas
“A Maçonaria e sua contribuição para o mundo contemporâneo” é o eixo central da presente Jornada Maçônica, trazendo uma rica variedade de temas, dos mais tradicionais, caso de o “Alfabeto Maçônico”, a cargo do irmão Marcelo Augusto Corsini, até os de interesse geral e oportunos, como “Saúde e Longevidade”, pelo Irmão Sérgio Duarte.
O grupo de palestrantes é integrado por pensadores, historiadores, pesquisadores, escritores, ensaístas, jornalistas e autoridades em diversas áreas do conhecimento. As palestras estão separadas em três faixas de 35 minutos, e o inscrito poderá escolher previamente a qual palestra de cada faixa assistirá, ao vivo ou por meio do site.
Maçons a ação
A 29ª edição da Jornada Maçônica busca, além de fomentar a formação do conhecimento e a interação dos irmãos, levar os maçons para a ação, propondo as seguintes reflexões:
– Em que o maçom, em sua profissão e atividade, pode levar a Maçonaria a participar ativamente dos desafios globais?
– Em que a Maçonaria pode contribuir para reverter as consequências adversas da pós-pandemia na educação?
– Frente à desarmonia entre os Poderes da República, como, quando e onde a Maçonaria e os maçons precisam atuar?
Conhecimento e liberdade
O idealizador e presidente da ACAOL, irmão José Renato dos Santos, reforçou a importância das discussões propostas pela Jornada Maçônica, lembrando que o conhecimento liberta o ser humano e que os Maçons devem buscá-lo constantemente.
Histórico
A ACAOL – Associação Cultural Assistencial Obreiros da Zona Leste é a mantenedora oficial da Jornada Maçônica do Brasil. Em fevereiro de 1996, maçons de diversas Lojas daquela região se reuniram para organizar duas frentes de trabalho: uma cultural, que ficou denominada Jornada Maçônica da Zona Leste, e outra social, que consistiria em fundar uma associação para atender 10 Lojas Maçônicas, construindo dois templos com estrutura suficiente para promover trabalhos de assistência social e lazer na área.
Os dois objetivos foram plenamente atingidos e, com o tempo, a grande adesão dos irmãos de diversas Potências à Jornada Maçônica da Zona Leste, somada à possibilidade de realizar palestras a distância, levou à mudança do nome e da extensão da atividade cultural para Jornada Maçônica do Brasil. Na atualidade, o evento atinge média superior a mil inscrições por edição.
Serviço
XXIX Jornada Maçônica do Brasil
Data: 29/09/2024 (domingo)
Horário: das 9h às 13h30
Rua Francisco Marengo, n° 1.470, Tatuapé, São Paulo – SP
Passo a passo de inscrição: 1º – Acessar o site (https://www.acaol.com.br/#/register) ou baixar o aplicativo da ACAOL; 2º – solicitar o código-convite pelo WhatsApp com o Irmão Guilherme (+55 93 99200-3313); 3º – Clicar em “Eventos” na barra superior e depois em “Mais Informações” abaixo da descrição da XXIX Jornada Maçônica do Brasil; 4º – Escolher se participará online ou presencialmente.
As informações são da assessoria do evento.
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Quinta-feira | 26 de setembro, 2024